Educação e emancipação no horizonte das luzes

Autores

  • Stéphane Pujol Université de Paris X - Nanterre - Ouest
  • Christine Arndt de Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Vladimir de Oliva Mota Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i25p124-149

Palavras-chave:

Crise da Educação, Emancipação, Luzes, Autoridade, Tutelagem

Resumo

Nota dos editores: O ensaio de Stéphane Pujol, traduzido em nossos Cadernos de Ética e Filosofia Política, é uma reflexão histórica e crítica do que comumente denominamos “crise da educação”. Tentar compreender as origens deste impasse leva o autor a investigar suas bases modernas na relação entre educação e emancipação efetivada no Iluminismo. Trata-se de um duplo movimento: (a) uma investigação sobre os princípios iluministas da educação moderna, compreendendo nela não apenas o sentido pedagógico de suas diretrizes, como também sua novidade: o sentido emancipatório que não mais se baseia na formação de uma cultura geral, mas no desenvolvimento igual de todos os cidadãos e a crítica de toda tutela autoritária em defesa da autonomia. Portanto, transformação e não mais formação; (b) a partir desta gênese da educação moderna, Pujol retoma o debate da crise da educação e se questiona: até que ponto o projeto de emancipação que herdamos do iluminismo não implica ainda em formas de sujeição, não mais de uma autoridade física, mas da lei? Até que ponto a crise da educação contém a perspectiva crítica desta herança iluminista, o que se nota na perspectiva de diversos jovens, que concebem a escola como um lugar de tutela? Conseguiríamos reverter o projeto emancipatório iluminista, constituindo uma “contra-emancipação” independente de modelos de autoridade e tutela?

Downloads

Referências

ARENDT, Hanna. Que é autoridade. In: Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.

CONDILLAC. Grammaire. Discours préliminaire. In: Oeuvres completes. 1821. Tome VI.

CONDORCET. Cinco memórias sobre a instrução pública. Tradução Maria das Graças de Souza. São Paulo: Editora UNESP, 2008.

CONDORCET. Relatório e projeto de decreto sobre a organização geral da instrução pública, apresentados à Assembléia Nacional em nome do Comitê de Instrução Pública em 20 e 21 de abril de 1792. In: Escritos sobre a instrução pública. Tradução Maria Auxiliadora

Cavazotti e Lígia Regina Klein. Campinas/ São Paulo: Autores Associados, 2010. (Coleção “Clássicos da Educação”).

DIDEROT, Denis. Lettre à La Comtesse de Fourbach, 1772. In: Diderot. Oeuvres. Correspondance. Paris: Robert Laffont, 1997. (Collection Bouquins). Tome V.

DIDEROT, Denis. Oeuvres Complètes. Éd. J. Assézat; M. Tourneux. Paris: Garnier Frères, Libraires-Éditeurs, 1875. Tome III.

DIDEROT, Denis. Plano de uma Universidade ou de uma Educação Pública em todas as Ciências. In: Obras I: Filosofia e Política. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2000. (Coleção “Textos”).

DU MARSAIS. Éducation. In: D’ALEMBERT, Jean le Rond. DIDEROT, Denis. Encyclopédie. Édition en CD-ROM. Paris, Redon, 2002/2003.

HELVÉTIUS, Claude Adrien. De l’homme, de ses facultés intellectuelles et de son education. In: Oeuvre. section X chap. X. Ed. de 1795. Tome. XII

HELVÉTIUS, Claude Adrien. Discours III. In: De l’esprit. Ed. de Londres: 1776. Tome I.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: “Que é Esclarecimento” (“Aufklärung”). In: Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos. Tradução Leopoldo Holzbach. São Paulo: Martins Claret, 2008. (Coleção “A obra-prima de cada autor”).

MIRABEAU. Préface. Sur Moses Mendelssohn, sur la réforme politique des Juifs. Londres, 1787.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Tradução Roberto Leal Ferreira. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Coleção “Paidéia”).

Downloads

Publicado

2014-07-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pujol, S. (2014). Educação e emancipação no horizonte das luzes (C. A. de Santana & V. de O. Mota , Trads.). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 2(25), 124-149. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i25p124-149