Trabalho e ócio no "Emílio" de Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i29p122-137Palavras-chave:
Rousseau, Emílio, trabalho, ócio, preguiça, moralResumo
Ensinar trabalhos que tornem o homem autossuficiente e a preocupação em afastá-lo da ociosidade são questões que se encontram no centro das atenções de Rousseau, em especial na obra Emílio. O artigo pretende abordar a noção de trabalho sob três diferentes (e complementares) prismas: o primeiro, uma educação para o trabalho que afaste o ócio, tornando Emílio um jovem ativo e robusto, evitando doenças corporais ligadas à inação; em segundo lugar, a noção do trabalho na educação de Emílio pela perspectiva de sua contribuição para as habilidades cognitivas do jovem, isto é, como os exercícios do corpo e os trabalhos manuais ajudarão em sua formação intelectual; finalmente, em um terceiro instante buscar-se-á expor o passo fundamental da escolha de um ofício para o aluno, tendo em vista sua educação para a independência e para tornar-se útil para a sociedade na qual escolherá viver. Em um último momento, deixaremos entrever uma crítica à divisão do trabalho realizada por Rousseau.
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Referências
FONTES PRIMÁRIAS:
As obras citadas de Rousseau foram consultadas nas Œuvres complètes de Jean-Jacques Rousseau, da coleção Bibliothèque de la Pléiade:
ROUSSEAU. Discours sur les sciences et les arts, t. III, 1964.
ROUSSEAU. Discours sur l'origine de l'inégalité parmi les hommes, t. III, 1964.
ROUSSEAU. Émile ou De l'éducation, t. IV, 1969. Edição brasileira indicada ao leitor ao final das citações:
ROUSSEAU. Emílio ou Da educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
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