Veracidade e propaganda em Hannah Arendt

Autores

  • Odilio Alves Aguiar Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i10p07-018

Palavras-chave:

imagem, publicidade, veracidade, verdade fatual, mentira

Resumo

O artigo explicita a mudança introduzida na comunicação política pelos regimes totalitários e sua repercussão nos dias de hoje. Para tanto, consideraremos os seguintes textos de Hannah Arendt: "A propaganda totalitária" na terceira parte de Origens do totalitarismo; o capítulo "Verdade e política" da obra Entre o passado e o futuro e o capítulo "A mentira na política - Considerações sobre os Documentos do Pentágono" contido no livro Crises da República.

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Referências

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2000.

ARENDT, Hannah. Crises da República. Trad. José Volkmann. São Paulo: Perspectiva, 1973.

LAFER, Celso. “A mentira: um capítulo das relações entre a ética e a política”. In: NOVAES, Adauto. Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 225-237

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Publicado

2007-11-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aguiar, O. A. (2007). Veracidade e propaganda em Hannah Arendt. Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(10), 07-18. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i10p07-018