Veracidade e propaganda em Hannah Arendt
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i10p07-018Palavras-chave:
imagem, publicidade, veracidade, verdade fatual, mentiraResumo
O artigo explicita a mudança introduzida na comunicação política pelos regimes totalitários e sua repercussão nos dias de hoje. Para tanto, consideraremos os seguintes textos de Hannah Arendt: "A propaganda totalitária" na terceira parte de Origens do totalitarismo; o capítulo "Verdade e política" da obra Entre o passado e o futuro e o capítulo "A mentira na política - Considerações sobre os Documentos do Pentágono" contido no livro Crises da República.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2000.
ARENDT, Hannah. Crises da República. Trad. José Volkmann. São Paulo: Perspectiva, 1973.
LAFER, Celso. “A mentira: um capítulo das relações entre a ética e a política”. In: NOVAES, Adauto. Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 225-237
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Odilio Alves Aguiar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.