Mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos

Autores

  • Rodrigo Brandão Professor no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná.
  • François-Marie Arouet Voltaire

Resumo

O texto que segue foi escrito, provavelmente, em 1764 quando do grande entusiasmo de Voltaire pela princesa da Rússia, Catarina II. A grande princesa que encantou os philosophes, como Diderot que a ela legou sua biblioteca, parecia possuir as qualidades para realização do ideal do governante esclarecido. Frustrado anteriormente com a experiência alemã, Voltaire encontrava em Catarina algumas das qualidades que identificara em Frederico II.
Publicado em 1765 nas Mélanges, este “opúsculo dos primeiros anos do reino de Catarina II (1763-1796)” vai muito além de uma mera homenagem à princesa russa. Pode-se encontrar diversas questões que faziam parte da ordem do dia dos escritores franceses do XVIII. O despotismo esclarecido, as religiões e suas disputas, a conversação e a sociabilidade na formação do homme de lettres francês, aqui femme de lettres, o teatro, a literatura, a educação das mulheres e o claustro, a defesa da inteligência e sensibilidade femininas, são todos aspectos que compõem este texto e outros que Voltaire escreveu anteriormente acerca das mulheres.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-01-24

Edição

Seção

Tradução

Como Citar

Mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos. (2020). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(06), 141-148. https://revistas.usp.br/cefp/article/view/165959