Maquiavel: a vida civil e a vida militar, das tropas próprias ao uso público da guerra

Autores

  • Flávia Benevenuto Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v42i2p7-18

Palavras-chave:

Maquiavel, Guerra, Tropas, Público, Particular

Resumo

Trata-se de investigar os tipos de tropas, tal como apresentados por Maquiavel, procurando compreender as características que destacam as tropas próprias. Feito isso, assumiremos o debate entre o que é público e o que é particular, tal como posto na Arte da Guerra, relacionando-o ao tema da guerra. Tal objetivo diz respeito à investigação anunciada por Maquiavel e que relaciona a vida civil à vida militar. Procurar-se-á mostrar a perspectiva do autor sobre o uso público da guerra tanto quanto as consequências desastrosas de seu uso particular. Pretende-se, em tal percurso, evidenciar a guerra como ponto central do pensamento maquiaveliano, diretamente relacionada aos fundamentos da política, assim como o interesse de Maquiavel em pensar os problemas de seu tempo e abordá-los por uma perspectiva filosófica. A pesquisa se restringe a investigar o tema a partir do Príncipe, dos Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio e da Arte da Guerra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávia Benevenuto, Universidade Federal de Alagoas

    Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Professora permanente do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, é membro de sustentação do Grupo de Trabalho: Ética e Filosofia Política do Renascimentoda Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Coordena o Grupo de Pesquisa Ética e Filosofia Políticada UFAL e integra o Grupo de Pesquisa Res publicada Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

MACHIAVELLI, Opere. A cura di Conrado Vivanti. Torino: Einaudi-Gallimard, 1997.

MAQUIAVEL. O Príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MAQUIAVEL. Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MAQUIAVEL. A Arte da Guerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

RIDOLFI, Roberto. Biografia de Nicolau Maquiavel. Tradução de Nelson Canabarro. São Paulo: Musa Editora, 2003.

ZORZO, Douglas Antônio Fedel. A Guerra em Maquiavel: por que[m] morrem os soldados nos campos de batalha? (Tese) Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-graduação em Filosofia, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Seção Temática

Como Citar

Maquiavel: a vida civil e a vida militar, das tropas próprias ao uso público da guerra. (2023). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 42(2), 7-18. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v42i2p7-18