Colonialismo, liberalismo e as políticas de inimizade: algumas compreensões de Achille Mbembe
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v44i1p51-63Palavras-chave:
Colonialismo, Liberalismo, Mbembe, Políticas de inimizadeResumo
O presente trabalho, fruto de uma análise bibliográfica, crítica e interpretativa, busca compreender como o filósofo Achille Mbembe desvela, com acuidade, a persistência das estruturas coloniais de dominação incrustadas no cerne do liberalismo ocidental e em suas políticas da inimizade. Pretende-se investigar como o autor evidencia a invenção de uma raça, mobilizada como dispositivo linguístico a partir de ideais burgueses, como os de liberdade e democracia, mas que, paradoxalmente, configuram realidades de opressão que ocultaram e perpetuaram sua dominação econômica, social e política. Diante disso, o objetivo é compreender de que maneira sua análise exige uma reavaliação crítica dessas contradições, destacando a necessidade premente de se alcançar uma política do vivente que reorganize as relações humanas com base em um pensamento mais global e maior disposição ao reconhecimento ético. A hipótese a ser considerada é a de que, para que tal realização seja possível, é necessário superar os discursos racistas construídos a partir das declarações normativas de direito no âmbito do Ocidente, enfrentando, de maneira eficaz, as heranças coloniais e as práticas contemporâneas de exclusão e violência institucionalizadas–movimentoque torna esta abordagem não apenas política, mas, sobretudo, filosófica
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios: revista do PPGAV/EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 32, p. 124–151, dez. 2016. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.procomum.org/wp-content/uploads/2019/04/necropolitica.pdf. Acesso em: 20 jun. 2025.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: n-1 edições, 2020.
MBEMBE, Achille. Políticas da inimizade. São Paulo: n-1 edições, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tarciano Silva Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.