Aspectos da ética no Islã
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i17p102-130Palavras-chave:
Islã , Moral Religiosa , Ética teológica , Ética filosóficaResumo
A pluralidade de discussões e a diversidade com que as principais questões éticas foram abordadas no mundo islâmico permitem separar suas formulações em três dimensões distintas: a moral religiosa, a ética teológica e a ética filosófica. A moral religiosa
foi elaborada com base exclusivamente nos preceitos do Corão e nos ensinamentos da Tradição (Hadīth). Essa moral estabelece os fundamentos para determinar: a) a natureza do que é correto e do que é iníquo; b) o alcance da justiça e do poder divinos; c) a
liberdade e a responsabilidade moral de cada um. Dentre os pensadores que elaboraram uma ética teológica fundada nos preceitos corânicos e na Tradição (Hadīth), servindo-se de conceitos teológicos, de categorias filosóficas e, às vezes, de inspirações provindas
do sufismo, destaca-se Al-Ghazālī, o mais conceituado teólogo do Islã sunita. Dentre os filósofos, Al-Fārābī, Avicena, Avempace e Averróis fizeram amplo uso da Ética Nicomaqueia. Na medida em que procuraram conciliar os ensinamentos do Corão e da Tradição
(Hadīth) com a filosofia, esses filósofos encontraram na ética aristotélica as indicações apropriadas para a realização do modelo de vida ideal da sociedade humana. Destaca-se também o pensador Miskawayh, que, embora não tenha elaborado nenhum sistema ético nos moldes filosóficos, serviu-se proficuamente das doutrinas de Aristóteles e de Platão e das obras de filósofos árabes anteriores a ele, como Al-Kindī, Al-Rāzī e Al-Fārābī.
Downloads
Referências
AL-FĀRĀBĪ. “The Harmonization of the Two Opinions of the Two Sages: Plato the Divine and Aristotle”. In: AL-FĀRĀBĪ. The Political Writings. “Selected Aphorisms” and other Texts. (2001¹). Tradução (inglesa) e notas de Charles E. Butterworth. Ithaca; London: Cornell University Press, 2004².
AL-FĀRĀBĪ. El Camino de la felicidad (Kitāb al-tanbīh ‘alà sabīl al-sa‘āda). Tradução (espanhola), introdução e notas de Rafael Ramón Guerrero. Madrid: Editorial Trotta, 2002.
AL-FĀRĀBĪ. “The Attainment of Happiness (Tahsīl al-Sa‘āda)”. Tradução (inglesa) de Muhsin Mahdi. In: Alfarabi. Philosophy of Plato and Aristotle. (1962¹). Translated with an Introduction by Muhsin Mahdi. Revised Edition: Foreword by Charles E. Butterworth & Thomas L. Pangle. Ithaca (NY): Cornell University Press, 2001.
AL-FĀRĀBĪ. The Enumeration of the Sciences (Ihsā’ al-‘ulūm). Cap. V: “On Political Science, Jurisprudence and Dialectical Theology. Political Science”. Tradução (inglesa) de Fauzi M. Najjar. In: LERNER, Ralph; MAHDI, Muhsin. (Orgs.). Medieval Political Philosophy: A Sourcebook. New York: The Free Press. (1963¹); reedição Ithaca: Cornell University Press, p. 24-57, 1972.
Al-Fārābī. Catálogo de las ciencias. Edição e tradução (espanhola) de Angel González Palencia. Madrid; Granada: CSIC, 1953.
ARKOUN, Mohammed. L’Humanisme arabe au IVe/Xe siècle. Miskawayh, philoso'phe et historien. Paris: J. Vrin, 1982
ARNALDEZ, Roger. Grammaire et théologie chez Ibn Hazm de Cordue. Essai sur la structure et les conditions de la pensée musulmane. Paris: J. Vrin, 1956.
AVERRÓIS (IBN RUSHD). Aristotelis Stagiritae, peripateticorum principis Moralium Nicomachiorum cum Averrois Cordubensis expositione. In: Aristotelis Opera cum Averrois Commentariis. Venetiis, apud Junctas (1550; 1562-1574), tertium volumen, 1562. Reprodução anastática: Frankfurt am Main: Minerva G.m.b.H., v. III, fols. 1G-160M, 1962.
BADAWI, ‘Abdurrahmān. La Transmission de la philosophie grecque au monde arabe. (1968¹). Paris: J. Vrin, 1987.
BERMAN, Lawrence V. “Excerpts from the Lost Arabic Original of Ibn Rushd’s ‘Middle Commentary on the Nicomachean Ethics’”. Oriens, 1967, v. 20, p. 31-59.
BUTTERWORTH, Charles E. “Ethics in Medieval Islamic Philosophy”. (Islamic Philosophy and Religious Ethics). The Journal of Religious Ethics, 1983, v. 11, n. 2, p. 224- 239.
EL-BOKHÂRÎ. L’Authentique tradition musulmane. Choix de hadīths traduits et présentés par G. H. Bousquet. Paris: Sinbad, 1964.
FAKHRY, Majid. Ethical Theories in Islam. Leiden: E. J. Brill, 1994.
GALENO. “A Translation of the Arabic Epitome of Galen’s book ΠΕΡΙ ΗΘΩΝ”. Tradução (inglesa) J. N. Mattock. In: STERN, S. M.; HOURANI, A.; BROWN, V. (Org.). Islamic Philosophy and the Classic Tradition. Essays presented by his friends and pupils to Richard Walzer on his seventieth birthday. Oxford: Bruno Cassirer (Publishers) Ltd., 1972, p. 235-260.
GHORAB, A. A. “The Greek Commentators on Aristotle Quoted in Al-‘Āmirī’s As-Sa‘āda wa’l-is‘ād”. In: STERN, S. M.; HOURANI, A.; BROWN, V. (Org.). Islamic Philosophy and the Classic Tradition. Essays presented by his friends and pupils to Richard Walzer on his seventieth birthday. Oxford: Bruno Cassirer (Publishers) Ltd., 1972, p. 77-88. GIBB, H. A. R. Mohammedanism. (1ª ed. 1949). London; New York; Toronto: Oxford University Press, 2ª ed., 1953; reprint 1954.
GOLDZIHER, Ignaz. Introduction to Islamic Theology and Law. (Tradução inglesa da primeira edição de Vorlesungen über den Islam. Heidelberg, 1910). Introdução de Bernard Lewis. Princeton (New Jersey): Princeton University Press, 1981.
GUERRERO, Rafael Ramon. “Al-Ghazālī. A defesa do Islã sunita”. In: PEREIRA, R. H. S. (Org.). O Islã clássico. Itinerários de uma cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007, p. 177-210.
GUERRERO, Rafael Ramon. “La Ética nicomaquea en el mundo árabe: El Kitāb al-Tanbīh ‘alà sabīl al-sa‘āda de Al-Fārābī”. Actas del II Congreso Nacional de Filosofia Medieval. Zaragoza: Sociedad de Filosofia Medieval, 1996, p. 417-430.
HALLAQ, Wael B. The Origins and Evolution of Islamic Law. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
HALLAQ, Wael B. Islamic Legal Theories. An introduction to Sunnī usūl al-fiqh. Cambridge: Cambridge University Press, 1ª ed. 1997; 3ª ed., 2005.
HOURANI, George Fadlo. Reason & Tradition in Islamic Ethics. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
IBN AL-NADĪM. The Fihrist. A 10th century AD survey of Islamic culture. Edited and Translated by Bayard Dodge. (1970¹). Columbia University Press, 1998².
LAOUST, Henri. La Politique de Ghazālī. Alger; Oran: Société Nationale d’Édition et de Diffusion; Librairie Orientaliste Paul Geuthner, 1971
MISKAWAYH. Tahdhīb al-akhlaq wa-tathīr al-a‘rāq (Reforma dos Caracteres e Influência dos Costumes). Traité d’éthique. Tradução (francesa), introdução e notas de Mohammed Arkoun. Damasco: Institut Français de Damas (IFEAD), 1969.
LOMBA FUENTES, Joaquín. “Lectura de la ética griega por el pensamiento de Ibn Bājjah”. Al-Qantara, n. 14, p. 3-46, 1993.
NASR, Helmi I. Tradução do sentido do Nobre Alcorão para a língua portuguesa. Medina (Arábia Saudita): Complexo do Rei Fahd para imprimir o Alcorão Nobre, 2005.
PEREIRA, Rosalie H. de S. Averróis e a arte de governar. Uma leitura aristotelizante da República. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.
PETERS, Francis E. Aristoteles Arabus. The Oriental Translations and Commentaries of the Aristotelian Corpus. Leiden: E. J. Brill (1968¹); UMI Books on Demand (facsimile), 2003².
ROBSON, J. “Hadīth”. In: The Encyclopaedia of Islam (EI²). New Edition. Leiden; London: E. J. Brill; Luzac & Co., 1971, v. III, p. 23-29.
ROSENTHAL, Franz. The Classical Heritage in Islam. London; New York: Routledge, 1ª ed. 1975; 2ª ed. 1992, p. 94-103.
SCHACHT, Joseph. The Origins of Muhammadan Jurisprudence. Oxford: Clarendon Press, 1950.
SHAHRASTĀNĪ. Livre des religions et des sectes (Kitāb al-milal wa al-nihal). 2v. Traduction avec introduction et notes par Daniel Gimaret et Guy Monnot. Peeters/Unesco, 1986.
SHERIF, Mohamed Ahmed. Ghazali’s Theory of Virtue. Albany: State University of New York Press, 1975.
WALZER, Richard. “Porphyry and the Arabic Tradition”. In: DÖRRIE, Heinrich et al. (Org.). Porphyry the Philosopher. 8 Exposés suivis de discussion. Entretiens sur l’antiquité classique (Fondation Hardt). Genève: Vandoeuvres, 1966, t. XII (p. 273-297), p. 294-296.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Rosalie Helena de Souza Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.