A despolitização da esfera pública em Jürgen Habermas sob a perspectiva epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i22p84-104Palavras-chave:
Jürgen Habermas , Esfera Pública , Política , Progresso Técnico , TecnocraciaResumo
Este artigo faz a leitura de um tema fundamental explorado por Jürgen Habermas – A despolitização da esfera pública – sob a perspectiva epistemológica. Por esse viés, a despolitização caracteriza-se pela condução científica da prática política com a utilização do conhecimento técnico para influenciar a esfera pública na sua prática política; a idéia de que o conhecimento positivista, reduzido a mero instrumento da ciência e da técnica, vai se incorporando à esfera pública política. Trata-se de uma análise do processo de modernização e racionalização, revelando a falsa personificação da razão no cientificismo moderno e nas instituições políticas burguesas ocidentais. A progressiva racionalização da sociedade moderna fez penetrar os critérios de ação instrumental, fatalmente, também na esfera pública, numa influência progressiva dos sistemas técnicos sobre a moldura institucional da sociedade, reduzindo os problemas práticos a uma solução de racionalidade técnica. Na esfera pública, a práxis política se dissolve em técnica política. Com a condução científica da prática política, há o esvaziamento da atividade prática e as discussões políticas caem fora do âmbito da discussão pública. Com a substituição das questões práticas por questões técnicas excluem-se essas questões práticas da discussão da esfera pública. Assim, a política, ao se converter em tarefa técnica, exclui toda e qualquer possibilidade de uma esfera comunicativa sancionada lingüisticamente. O artigo está dividido em três partes: a retomada da transição da doutrina política clássica à moderna ciência política (1); o aspecto da cientificidade da política, com as implicações políticas da racionalidade científica na vida prática, excluindo as questões práticas da esfera pública (2); e a relação entre progresso técnico e mundo social da vida (3).
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