Ética e história em Kant: um estudo sobre Idéia

Autores

  • João Roberto Barros II Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i15p49-62

Palavras-chave:

progresso , insociável sociabilidade , Filosofia da História

Resumo

No presente trabalho, será feita uma transição do campo da moral, da reflexão ética, para o da Filosofia da História. O argumento vai seguir as linhas genéricas de uma relação de continuidade entre esses dois campos, enfatizando o papel da noção de progresso subjacente aos postulados da razão prática. Defenderemos que a amplitude da reflexão ética somente pode ser entendida se levado em consideração o âmbito da Filosofia da História, seus horizontes e suas implicações conceituais; essa é nossa defesa principal. Para tanto, começaremos tratando da idéia de progresso para depois nos determos, principalmente, na quarta proposição da obra Idéia de uma História Universal de um Ponto de Vista Cosmopolita, de 1784, apontando para o conceito chave da insociável sociabilidade e lançando mão de outras obras de Filosofia da História para melhor explicitá-lo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Roberto Barros II, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutorando em Filosofia pela Unisinos e bolsista da CAPES. Orientadores: Prof. Dr. Inácio Helfer e Prof. Dr. Castor Ruiz.

Referências

ARAMAYO, R. R. Crítica de la razón ucrónica. Madri: Tecnos, 1992.

BECK, L. W. Commentary on Kant’s Critique of Pratical Reason. Chicago: Chicago University Press, 1984.

GOLDMANN, L. Mensch, Gemeinschaft und Welt in der Philosophie Immanuel Kants. Zurich: Europa Verlag, 1945.

HERRERO, F. J. Religião e história em Kant. São Paulo: Loyola, 1991.

KANT, I. Conjectures sur les débuts de l’histoire humaine. Trad. Stéphane Piobetta. Paris: Flammarion, 1990.

KANT, I. Crítica da razão prática. Trad. Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

KANT, I. Crítica da razão pura. 4. Ed. Trad., intr. e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkien, 1997.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2002.

KANT, I. Idée d’une histoire universelle au point de vue cosmopolitique. In: Opuscules sur l’histoire. Paris: Flammarion, 1990.

KANT, I. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Trad. Rodrigo Naves e Ricardo R. Terra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

KANT, I. Reprise de la question: Le genre humain est-il em progrès constant? In: KANT, I. Opuscules sur l’histoire. Trad. Stéphane Piobetta. Paris: Flammarion, 1990.

KANT, I. Sobre a expressão corrente: Isso pode ser correto na teoria, mas nada vale na prática. Trad. Artur Morão. In: A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 2002.

KANT, I. Werke. Frankfurt Am Main: Shurkamp, 1956-1964.

PHILONENKO, A. La Théorie kantienne de l’histoire. Paris: J. Vrin, 1986.

PHILONENKO, A. “L’idée de progrès chez Kant”. Revue de Métaphysique et de Morale, Paris, v. 79, n. 4, pp. 433-456, 1974.

RAULET, G. Kant – Histoire et Citoyenneté. Paris: Presses Universitaires de France, 1996.

SOROMENHO-MARQUES, V. Razão e progresso na filosofia de Kant. Lisboa: Colibri, 1998.

WEIL, E. Problèmes kantiens. Paris: J. Vrin, 1998.

Downloads

Publicado

2009-12-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Barros II, J. R. (2009). Ética e história em Kant: um estudo sobre Idéia. Cadernos De Ética E Filosofia Política, 2(15), 49-62. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i15p49-62