"Ser ou não ser": a melancolia e a representação pública do poder na Origem do drama barroco alemão

Autores/as

  • Fernando de Moraes Barros Universidade de São Paulo. Departamento de Filosofia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i05p29-40

Palabras clave:

Melancolia, Luto, Drama barroco, Hamlet

Resumen

Trata-se de levar a cabo uma caracterização geral do conceito de melancolia na Origem do drama barroco alemão de Walter Benjamin para, a partir de uma reflexão acerca da representação pública do poder, revelar os principais elementos que cruzam e constituem a imagem do Príncipe melancólico, mormente representado pela figura de Hamlet.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fernando de Moraes Barros, Universidade de São Paulo. Departamento de Filosofia

    Doutorando no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e bolsista do CNPq.

Referencias

BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1987.

COYLE, Martin (org.). Hamlet. Londres, Macmillan, 1992.

FRAGASSO, Lucas. "Crítica y melancolia". In: Sobre Walter Benjamin. Buenos Aires, Alianza Editorial, 1993.

FRYE, Northrop. Sobre Shakespeare. Tradução de Simone Lopes de Mello. São Paulo, Edusp, 1992.

GOLDMANN, Lucien. Le dieu cachê. Paris, Gallimard, 1959.

KIERKEGAARD, Sõren Aabye. Temor e tremor. Tradução de Maria José Marinho. Col. "Os Pensadores". São Paulo, Abril Cultural, 1984.

MATOS, Olgária. C. F. O Iluminismo Visionário. São Paulo, Brasiliense, 1991.

MATOS, Olgária. Os Arcanos do inteiramente outro. São Paulo, Brasiliense,1991.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo, Abril Cultural, 1976.

Publicado

2002-04-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

"Ser ou não ser": a melancolia e a representação pública do poder na Origem do drama barroco alemão. (2002). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 2(05), 29-40. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i05p29-40