Sobre a tese schopenhaueriana da positividade da dor e da negatividade do prazer

Autores/as

  • Guilherme Marconi Germer Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i18p138-159

Palabras clave:

Pessimismo , Felicidade , Sofrimento , Soteriologia , Vontade

Resumen

Comentaremos aqui uma das concepções mais categóricas, radicais e fundamentais do pessimismo de Schopenhauer: a tese da positividade da dor e da negatividade do prazer. Apresentaremos o seu desenvolvimento na obra capital do filósofo O Mundo como Vontade e como Representação e defenderemos que ela está presente de modo nevrálgico em suas três metafísicas, embora só seja explicitada na última (a dos costumes). Por fim, “dialogaremos” com a crítica problemática que G. Simmel e C. Janaway endereçam a esta tese e proporemos uma possível explanação à estratégia do pensador de reservar a sua explicitação ao último livro.P

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Guilherme Marconi Germer, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob orientação do Prof. Dr. Luiz Roberto Monzani. Obteve o título de Mestre em Filosofia, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2010, sob a orientação de L.R. Monzani e co-orientação de O. Giacoia Jr., com a dissertação O Belo e o Bom em Schopenhauer.

Referencias

GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. “Reflexões sobre a Noção de Mal Radical”. Studia kantiana, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, pp. 183-202, setembro / 1998.

JANAWAY, Christopher. “Schopenhauer’s Pessimism”. In: Christopher Janaway (Org.). The Cambridge Companion To Schopenhauer. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

MONZANI, L. R. Desejo e Prazer na Idade Moderna. Campinas: EDUNICAMP, 1995.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke in fünf Bänden. Stuttgart; Frankfurt am Main: Suhrkamp; Erste Auflage, 1986.

SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e como Representação. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do Belo. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

SCHOPENHAUER, Arthur. The World as Will and Representation. Volume II. Translation E. F. J. Payne. New York: Dover Publications, 1958.

SCHOPENHAUER, Arthur. Parerga and Paralipomena. Volumes I-II. Translation J. Payne. Oxford: Oxford University Press, 2000.

SIMMEL, Georg. Schopenhauer y Nietzsche. Trad. Francisco Ayala. Buenos Aires: Terramar Ediciones.

Publicado

2001-06-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Germer, G. M. (2001). Sobre a tese schopenhaueriana da positividade da dor e da negatividade do prazer. Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(18), 138-159. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i18p138-159