Rousseau e a questão das educações pública e doméstica
Palavras-chave:
contradição, cidadão, homem, concertoResumo
Nas várias leituras que se fizeram do Emílio, especialmente por pedagogos, observa-se uma interpretação predominante que dá como certo que Rousseau deixa de lado a educação pública, voltada para a formação do cidadão, e opta por uma proposta de educação doméstica, visando formar o homem, o particular, o indivíduo. Neste artigo, pretende-se chamar a atenção para algumas dificuldades implicadas nessa interpretação com base no exame de uma importante passagem do Emílio, em que o autor expõe a contradição homem-cidadão e o dilema da escolha entre um ou outro. Toda a discussão aponta para a hipótese de que Rousseau almeja uma conciliação, um “concerto”, entre as exigências contraditórias de seu projeto educativo, uma vez que, para além da escolha exclusiva entre o homem ou o cidadão, é preciso formar Emílio em “acordo consigo mesmo”.Downloads
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Artigos
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Rousseau e a questão das educações pública e doméstica. (2010). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(16), 59-78. https://revistas.usp.br/cefp/article/view/82594