Avaliação de cursos de educação superior à distância
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p263-276Palavras-chave:
Avaliação de cursos à distância, Ensino Superior no Brasil, Educação à distância, Educação superiorResumo
Desde meados dos anos de 1990, o Estado vem incentivando e criando facilidades para a abertura e expansão de instituições privadas de ensino superior. O crescimento gradativo dessas instituições tem concorrido para o aumento da oferta de cursos de graduação presenciais e a distância, em todo o país. Em relação à modalidade a distância, a questão central que se coloca é: como avaliar adequadamente a sua qualidade tendo em vista a insuficiência do formato tradicional de avaliação usado em cursos presenciais? O presente artigo sistematiza informações referentes a um conjunto de categorias que constituem um referencial importante para os processos de regulação de cursos de educação superior a distância. Essas categorias resultaram na proposição de uma matriz de avaliação que inclui aspectos pertinentes à coordenação, docência, tutoria, equipe técnica e alunos e elementos como: material didático, ambiente de veiculação da programação e suporte técnico, entre outros. Para além da melhoria da qualidade, a proposição de intervenções visando alterações e/ou aperfeicoamento das programações a distância constitui uma medida social e política de democratização do acesso à educação superior.
Downloads
Referências
IHEP & NEA & BLACKBOARD. Quality on the line: benchmarks for success in Internet-baseddistance education. Recuperado em 24 de novembro de 2005. <http://www.ihep.org/Pubs/PDF/Quality.pdf>.
MEC/SED. Ministério da Educação /Secretaria de Ensino a Distância (1998). Indicações deQualidade para cursos a distância. Recuperado em 08 de outubro de 2006. Disponível em:<http://mec.gov.br>.
PONTES, C. C. C.; ACCORSI, A.; PERAZZA, R. A. Indicadores de Qualidade para cursos deensino da distância on-line. Revista Administração Online, São Paulo. v. 05, n. 01, p. 40-50, jan./fev./mar. 2004
PONTES, C. C. C.; SILVA, D; APRILE, M. R.; MORAN, J. M. Estudo de metodologias paraavaliação de Cursos de Ensino a distância em Instituições de Ensino Superior. Projeto CNPQ –CERU – Laboratório de Novas Tecnologias da Faculdade de Educação da UNICAMP, 2006
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Cadernos CERU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.