Pai e Filho (Av Uvnô), de Yehuda Steinberg
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2023.212326Palavras-chave:
Língua Hebraica, Renascimento do hebraico, Literatura hebraicaResumo
Seguindo o percurso de aproximar o leitor no Brasil a textos literários publicados nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX por escritores em Língua Hebraica na Europa, este texto apresenta a tradução do conto Pai e Filho, de Yehuda Steinberg. Steinberg nasceu em 1863 na cidade de Lipcani, na atual República da Moldávia, que no século XIX fazia parte do Império Russo. Considerado um dos grandes escritores em língua íidiche, acabou aderindo ao renascimento da Língua Hebraica, corrente impulsionada pelo despertar do movimento sionista. Veio a falecer em 1908, em Odessa, na Ucrânia, cidade que se tinha transformado num dos mais vibrantes centros da intelectualidade judaica e um dos centros de produção de literatura em Língua Hebraica na Europa no início do século XX.
Downloads
Referências
STEINBERG, Yehuda – Av ubnô (Pai e filho) Project Ben Yehuda. Disponível em: <https://benyehuda.org/read/3936>. Acesso em 21/12/2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Língua e Literatura Hebraica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.