Integração de DSD e CAD/CAM no planejamento e execução de um procedimento de reabilitação oral
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2357-8041.clrd.2019.151911Palavras-chave:
Facetas de Cerâmica, DSD, CAD/CAM, Aderência, Leucita, Reabilitação OralResumo
Este artigo apresenta um caso clínico envolvendo a aplicação integrada de CAD/CAM e DSD. O DSD – Digital Smile Design – auxilia na obtenção de um plano de tratamento ajustado às características faciais do paciente, alcançando o melhor potencial estético. A integração entre DSD e CAD/CAM permite maior fidelidade em relação ao plano original. Um paciente recebeu uma reabilitação com facetas fresadas de cerâmica feldspática, reforçada com leucita usando o sistema CAD/CAM, e um encerado digital obtido por DSD. Esse fluxo de trabalho simplifica o projeto e a fabricação, proporcionando maior precisão e previsibilidade ao processo de reabilitação oral. O planejamento digital e o desenvolvimento da maquete também tornam as condições clínicas mais previsíveis. A preparação de facetas cerâmicas usando a técnica CAD/CAM requer cimentação adesiva criteriosa e também um conhecimento prático e teórico preciso por parte do profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marina Medeiros Toste Coelho dos Santos, Adriano Relvas, Bárbara Vieira, Renata Ventura, Ângelo Raphael Segundo, Sérgio Saraiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Solicita-se aos autores enviar, junto com a carta aos Editores, um termo de responsabilidade. Dessa forma, os trabalhos submetidos à apreciação para publicação deverão ser acompanhados de documento de transferência de direitos autorais, contendo a assinatura de cada um dos autores, cujo modelo está a seguir apresentado:
Eu/Nós, _________________________, autor(es) do trabalho intitulado _______________, submetido agora à apreciação da Clinical and Laboratorial Research in Dentistry, concordo(amos) que os autores retém o direitos autorais e garantem a revista o direito da primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente autorizado sob a Creative Commons Attribution License, que permite a outros compartilhar o artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta Revista. Aos autores será possibilitada a distribuição em separado da versão publicada do artigo, arranjos contratuais adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão publicada (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicação em livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista. Aos autores será permitido e encorajado publicar seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de envio, pois pode levar a intercâmbios produtivos, bem como a maior citação do trabalho publicado. (Veja The Effect of Open Access).
Data: ____/____/____Assinatura(s): _______________