Fotobiomodulação no tratamento de desordens temporomandibulares
Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2357-8041.clrd.2019.157692Palavras-chave:
Fotobiomodulação, DTM, LasersResumo
Objetivo: Relatar um caso clínico utilizando a terapia de fotobiomodulação no tratamento da disfunção temporomandibular proporcionando analgesia e maior abertura bucal. Relato de caso: Paciente, gênero feminino, 24 anos e portadora de disfunção temporomandibular, foi atendida para tratamento no projeto de extensão “Laserterapia em Odontologia” da Universidade Federal do Maranhão. O diagnóstico foi feito através de uma anamnese criteriosa, exame clínico e aplicação de questionário. O aparelho de laser utilizado no tratamento foi o de baixa potência cujo meio ativo é composto por um diodo semicondutor de Arseneto de Gálio e Alumínio (GaAlAs). O protocolo utilizado para o tratamento foi de comprimento de onda 808 nm, 60 s, 6 J de energia por ponto, em um total de dez sessões. Já na segunda sessão, durante a avaliação, a paciente relatou melhora significativa do grau de dor e a medida de abertura bucal variou de 25 mm a 40 mm. Conclusão: A fotobiomodulação se mostrou uma modalidade eficaz para o tratamento desta desordem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Solicita-se aos autores enviar, junto com a carta aos Editores, um termo de responsabilidade. Dessa forma, os trabalhos submetidos à apreciação para publicação deverão ser acompanhados de documento de transferência de direitos autorais, contendo a assinatura de cada um dos autores, cujo modelo está a seguir apresentado:
Eu/Nós, _________________________, autor(es) do trabalho intitulado _______________, submetido agora à apreciação da Clinical and Laboratorial Research in Dentistry, concordo(amos) que os autores retém o direitos autorais e garantem a revista o direito da primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente autorizado sob a Creative Commons Attribution License, que permite a outros compartilhar o artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta Revista. Aos autores será possibilitada a distribuição em separado da versão publicada do artigo, arranjos contratuais adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão publicada (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicação em livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista. Aos autores será permitido e encorajado publicar seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de envio, pois pode levar a intercâmbios produtivos, bem como a maior citação do trabalho publicado. (Veja The Effect of Open Access).
Data: ____/____/____Assinatura(s): _______________