Espaços de coexistência, identidade de pessoas pretas e representações visuais

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba https://orcid.org/0000-0002-5123-0610
  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza Universidade de Sorocaba
  • Maria Alzira de Almeida Pimenta Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p115-132

Palavras-chave:

Comunicação/educação, Comunicação visual, Representações visuais, Alteridade, Livro didático

Resumo

Visando contribuir para a compreensão do potencial de representações visuais para gerar espaços de convivência com o outro e mostrar facetas do processo de construção da identidade de pessoas pretas, apresentamos resultados de pesquisa que trata da alteridade em relação a representações visuais em livros didáticos do ensino fundamental. Apresentamos definições e classificações de signos na perspectiva da semiótica peirceana; assim como reflexões sobre a razão negra, na perspectiva de Mbembe, e análises de representações visuais extraídas de livros de Geografia inseridos na amostra da pesquisa. Valendo-nos da semiótica peirceana buscamos identificar em tais representações visuais o posicionamento em relação ao outro e a gradação entre xenofobia e xenofilia, bem como verificar se elas se reportam a facetas do processo de construção da identidade de pessoas pretas, tal como propõe Mbembe.

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Biografia do Autor

  • Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Pós-doutora pela ECA/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba - Uniso - SP

  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza , Universidade de Sorocaba

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e estágio pós-doutoral na Universidade de kassel, Kassel, Alemanha; docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, na Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, SP; pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED) e da Red Internacional América Latina, Europa, El Caribe (ALEC) “Relaciones de género y Prácticas Sociales”.

  • Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, da Universidade de Sorocaba (uniso), pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED) e da Rede Internacional de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores (RIDEP).

Referências

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Espaços de coexistência, identidade de pessoas pretas e representações visuais. (2023). Comunicação & Educação, 28(2), 115-132. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p115-132

Dados de financiamento