Pedagogia negativa do cinema: Primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p91-106Palavras-chave:
cinema na escola, reeducação do olhar, experiência estética, pedagogia negativa do cinema, Teoria Crítica da SociedadeResumo
Poderia o espaço do cinema na escola ser ressignificado em direção a uma formação estético-crítica que tenha como norte a experiência estética e a reeducação do olhar? Que olhar seria esse? Por que ele precisaria ser “reeducado”? Tais questões serão abordadas neste artigo. Considera-se que a reeducação do olhar e a experiência estética, quando tidas como telos de uma orientação estético-formativa, podem ser pensadas pela via da negatividade – ou, em outras palavras, no interior de uma pedagogia negativa do cinema. Esta deve encontrar lugar em meio às lacunas dos modelos escolares hegemônicos, acolhidas nas ações formativas que se ocupam da construção de narrativas pedagógicas ensaísticas em sala de aula, dando vazão às crises e às construções intersubjetivas pela via da imaginação e da fantasia.
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