Permanência, abandono e retorno à EJA: estudo em um colégio social no Vale do Sinos/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p73-90

Palavras-chave:

EJA, Permanência, Abandono Escolar, Retorno à escola, Aprendizagem

Resumo

Este estudo analisa as principais razões à permanência, abandono e retorno à EJA de indivíduos de um Colégio Social, localizado no Vale do Sinos/RS. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas, durante o segundo semestre de 2023, envolvendo 9 participantes. As respostas obtidas foram categorizadas em três eixos, utilizando-se a análise temática. Foi possível concluir que, entre outros, a necessidade de trabalhar é o principal motivo que faz com que o estudante permaneça, ou que abandone a escola para prover o sustento da família, ou, ainda, que retorne para se qualificar em busca de melhores oportunidades.

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Biografia do Autor

  • Sueli Maria Cabral, Universidade Feevale

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

  • Daniela Erhart Loeblein, Universidade Feevale

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Feevale, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora de EJA no Colégio Marista São Marcelino Champagnat (Novo Hamburgo/RS) e dos anos iniciais na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) – Unidade Pindorama.

  • Luciano Dirceu dos Santos, Universidade Feevale

    Mestre em Letras pela Universidade Feevale, Especializado em Mentoring Teacher Education, pela University of Tampere (Finlândia), Licenciado em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). 

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

Cabral, S. M., Loeblein, D. E., & Santos, L. D. dos. (2025). Permanência, abandono e retorno à EJA: estudo em um colégio social no Vale do Sinos/RS. Comunicação & Educação, 30(1), 73-90. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p73-90