Permanência, abandono e retorno à EJA: estudo em um colégio social no Vale do Sinos/RS
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p73-90Palavras-chave:
EJA, Permanência, Abandono Escolar, Retorno à escola, AprendizagemResumo
Este estudo analisa as principais razões à permanência, abandono e retorno à EJA de indivíduos de um Colégio Social, localizado no Vale do Sinos/RS. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas, durante o segundo semestre de 2023, envolvendo 9 participantes. As respostas obtidas foram categorizadas em três eixos, utilizando-se a análise temática. Foi possível concluir que, entre outros, a necessidade de trabalhar é o principal motivo que faz com que o estudante permaneça, ou que abandone a escola para prover o sustento da família, ou, ainda, que retorne para se qualificar em busca de melhores oportunidades.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
BRANCO, Emerson Pereira et al. Evasão escolar: desafios para permanência dos estudantes na educação básica. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 34, p. 133-155, 2020. https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.34781
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 29 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n.º 4/1998, aprovado em 29 de janeiro de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: CNE/CEB, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1998/pceb004_98.pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n.º 11/2000, aprovado em 10 de maio de 2000. Brasília: CNE/CEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.
BRASIL. Lei n.º 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Brasília: Presidência da República, 2013. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em: 7 nov. 2023.
BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 7 nov. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n.º 510, de 07 de abril de 2016. Brasília: CNS, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/acesso-a-informacao/atos-normativos/resolucoes/2016/resolucao-no-510.pdf/. Acesso em: 7 nov. 2023.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei 5628/2019. Altera a Lei n.º 10.741, de 1º de outubro de 2003, e a Lei n.º 10.048, de 8 de novembro de 2000, para redefinir a idade de classificação como pessoa idosa para 65 (sessenta e cinco) anos. Brasília: Câmara dos Deputados, 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2226619. Acesso em: 7 nov. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2019: resumo técnico. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2019.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2022: divulgação dos resultados. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2022/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.
CAMPOS, Edna Lúcia Ferreira. A infrequência dos alunos adultos trabalhadores, em processo de alfabetização, na Universidade Federal de Minas Gerais. 2003. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
CARDOSO, Jaqueline; FERREIRA, Maria José de Resende. Inclusão e Exclusão: O retorno e a permanência dos alunos na EJA. Debates em Educação Cientifica e Tecnológica, Vila Velha, v. 2, n. 1, p. 61-76, 2012. https://doi.org/10.36524/dect.v2i01.26
CAVALCANTI, Meireluce Rocha. A prática profissional do supervisor escolar e os desafios sobre a evasão e o abandono na educação de jovens e adultos em Fortaleza. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37817/1/ulfpie053283_tm.pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.
FARIAS, Creuzinete Miranda. Estudantes de EJA: motivações e sentidos para a permanência nas escolas estaduais no município de Cuiabá-MT. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade de Cuiabá, Cuiabá, 2022. Disponível em: https://repositorio.pgsscogna.com.br/handle/123456789/48090. Acesso em: 7 nov. 2023.
FERREIRA, Rosely dos Santos. A política de formação dos professores da educação de jovens e adultos de Mato Grosso (2003-2014). 2017. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2017. Disponível em: https://ufr.edu.br/ppgedu/wp-content/uploads/2023/06/ROSELY-DOS-SANTOS-FERREIRA.pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1992.
FRITSCH, Rosangela; VITELLI, Ricardo Ferreira. Evasão escolar, a escola e o mercado de trabalho: o que dizem os jovens do Ensino Médio de escolas públicas. Reunião Científica Regional da ANPED, Curitiba, 24-27 jul. 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-2_ROSANGELA-FRITSCH-RICARDO-FERREIRA-VITELLI.pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.
FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA SIEGFRIED EMANUEL HEUSER. Município: Novo Hamburgo. Porto Alegre: FEE, 2010. Disponível em: https://arquivofee.rs.gov.br/perfil-socioeconomico/municipios/detalhe/?municipio=Novo+Hamburgo. Acesso em: 7 nov. 2023.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.
GOUVEIA, Daniele da Silva; SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. Os jovens da EJA e o trabalho: repensando a prática a partir das expectativas e representações sociais. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n. 37, p. 319-342, 2017. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20170051
GRABOWSKI, Gabriel. A desconstrução do futuro: juventudes, reforma do ensino médio e retrocessos das políticas educacionais. Porto Alegre: Carta, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
MACHADO, Jeferson Ventura; FISS, Dóris Maria Luzzardi; Educação de jovens e adultos: encantamento e permanência na escola. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Tempe, v. 22, 61, 2014. https://doi.org/10.14507/epaa.v22n61.2014
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Hipóteses sobre a nova exclusão social: dos excluídos necessários aos excluídos desnecessários. Cadernos CRH, Salvador, n. 21, p. 29-47, 1994. https://doi.org/10.9771/ccrh.v7i21.18772
NOVAES, Regina. Os jovens de hoje: contextos, diferenças e trajetórias. In: ALMEIDA, Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda (org.). Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 105-120.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 12, p. 59-73, 1999. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE12/RBDE12_06_MARTA_KOHL_DE_OLIVEIRA.pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.
OLIVEIRA, Paula Cristina Silva de; EITERER, Carmem Lúcia. “Evasão” escolar de alunos trabalhadores na EJA. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2011.
PAIXÃO, Edmilson Leite et al. Transição escola-trabalho e perfis de estudantes evadidos e diplomados na educação profissional técnica no Brasil. In: DORE, Rosemary et al. (org.). Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB/CEPROTEC/ RIMEPES, 2014. p. 315-342.
PERONDI, Maurício et al. (org.). Infâncias, adolescências e juventudes na perspectiva dos direitos humanos: onde estamos? Para onde vamos? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.
RAMOS, Ellen Taline de; STELLA, Claudia. Significados da escolarização para alunos da educação de jovens e adultos. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 189-207, 2016. https://doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v18n2p189-207
SANTOS, Ilza Paula Suares. A evasão escolar na EJA. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 61-72, 2018. https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.61-72
SILVA, Rita de Cássia Santos da et al. As causas da evasão escolar na EJA: uma concepção histórica. Revista EJA em Debate, Florianópolis, v. 8, n. 13, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2546. Acesso em: 7 nov. 2023.
TELES, Damares Araújo; SOARES, Maria Perpétua do Socorro Beserra. Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades na alfabetização. Revista de Educação e Emancipação, São Luís, v. 9, n. 1, p. 80-102, jan./jun. 2016. https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n1p80-102
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sueli Maria Cabral, Daniela Erhart Loeblein, Luciano Dirceu dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.
























