Alfabetização midiática por meio da checagem de fatos: uma proposta de pesquisa-ação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p201-217Palavras-chave:
Desinformação, Checagem de fatos, Pesquisa-ação, Plataformas digitais, Alfabetização midiáticaResumo
Este trabalho apresenta, a partir da pesquisa-ação, o desenvolvimento de uma agência laboratorial de checagem de fatos do curso de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Instagram (@agenciaveracidade), na qual explora a alfabetização midiática. Com a circulação de desinformação em escala ciclópica nas plataformas digitais, a agência foi criada com o objetivo de se contrapor à desordem informacional em âmbito regional, além de criar espaços de debate e aprendizagem teórico-prático de estudantes universitários para uma formação sólida e atenta aos procedimentos jornalísticos. Com a participação de bolsistas, de janeiro a outubro de 2023 foram publicados 47 conteúdos no Instagram, 34 checagens de fatos em diversos formatos, variando entre reportagem, cards (chamados também carrossel), vídeos com recortes de entrevista, reels (selfies gravadas) e lives.
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