Mídia, juventude, suicídio e sala de aula: uma abordagem empírico-analítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p9-23

Palavras-chave:

midia, juventude, suicídio, educação, letramento midiático

Resumo

Este artigo apresenta e discute a experiência de três oficinas realizadas junto a graduandos de comunicação e educação, que abordaram a relação entre mídia, juventude e suicídio, considerando a realidade da sala de aula. O texto inicia com os conceitos e informações que balizaram a proposta, em seguida destaca as principais discussões e questões debatidas nos encontros, e encerra demarcando as reflexões e possibilidades originadas desta pesquisa empírico-analítica, sob a perspectiva de potencializar os processos de letramento midiático frente às narrativas sobre suicídio e dor extrema. De caráter interdisciplinar, a pesquisa dialoga com Paulo Freire, John B. Thompson, Susan Sontag, Adilson Citelli, entre outros.

Downloads

Biografia do Autor

  • Denise Tavares, Universidade Federal Fluminense

    Jornalista, Mestrado em Multimeios e Doutorado em Integração Latino-Americano. Professora Adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Colíder do Grupo de Pesquisa MULTIS - Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia.

  • Walcea Barreto Alves, Universidade Federal Fluminense

    Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação. Líder do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS).

Referências

ALUNOS entram em desafio com automutilação em escola no interior de SP; Psicóloga alerta para riscos e como lidar com situação. G1, Vale do Paraíba, 4 maio 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2022/05/04/alunos-entram-em-desafio-com-automutilacao-em-escola-no-interior-de-sp-psicologa-alerta-para-riscos-e-como-lidar-com-situacao.ghtml. Acesso em: 18 ago. 2022.

AMARELO – é tudo para ontem. Direção: Fred Ouro Preto. Produção: Evandro Fióti. São Paulo: Netflix Brasil, 2020.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução: Roberto Raposo. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

ALVES, Walcéa Barreto; RANGEL, Mary. A escola no espelho: as representações do aluno. Niterói: EDUFF, 2019.

BARBOSA, Severino Antônio M.; AMARAL, Emília. Redação: escrever é desvendar o mundo. 5. ed. Campinas: Papirus, 1989.

BERTOLOTE, José Manoel. O suicídio e sua prevenção. São Paulo: Editora da Unesp, 2012.

BORGES, Ieda Cristina et al. Saúde, mídia e comunicação. Presidente Prudente: Editora CdeA Campos, 2023.

BRAGA, José Luiz. Circuitos versus campos sociais. In: JANOTTI JR, Jeder; MATTOS, Maria Ângela; JACS, Nilda (org.). Mediação & midiatização. Salvador: EDUFBA; Compós, 2012. p. 31-52.

CITELLI, Adilson. Educomunicação: temporalidades e sujeitos. In: CITELLI, Adilson (org.). Educomunicação: comunicação e educação: os desafios da aceleração social do tempo. São Paulo: Paulinas, 2017. p. 11-26.

DURKHEIM, Émile. O suicídio. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

EU TENHO um cachorro preto e seu nome é depressão. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal ONU Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DzU63rT4L5Y. Acesso em: 3 dez. 2024.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GONÇALVES, Carolina Resende. Diante de uma questão de saúde pública, haja consciência! Mediações, narrativas e circulação de sentidos sobre o suicídio. 2022. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde) – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022.

GROPPO, Luís Antonio. Juventudes. São Paulo: Clube do Autor, 2016.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Apicuri, 2016.

HAPPINESS. Direção: Steve Cutts. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal Steve Cutts. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e9dZQelULDk. Acesso em: 2 dez. 2024.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009.

MARQUETTI, Fernanda Cristina. O suicídio como espetáculo na metrópole. São Paulo: FapUnifesp, 2011.

MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

MELLO, Thiago de. Poema concreto. Vida em poesia, [S. l.], [2001]. Disponível em: http://www.vidaempoesia.com.br/thiagodemello.htm. Acesso em: 28 set. 2022.

O MUNDO era meu – e nele eu reinava. In: Tesouro da juventude. São Paulo: Editora Brasileira, 1959. p. 191, v. XI. (Livro da poesia).

NASIO, Juan-David. O livro da dor e do amor. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

OVERCOMER. Direção: Hannah Grace. [S. l.: s. n.], 2016. 1 vídeo (6 min). Publicado pelo canal Hannah Grace. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V6ui161NyTg. Acesso em: 2 dez. 2024.

RIBEIRO, Renata Rezende. Narrativas da dor no cotidiano midiatizado: fragmentos audiovisuais sobre tentativas de suicídios de jovens no YouTube. In: TAVARES, Denise; GUTFREIND, Cristiane Freitas; RIBEIRO, Renata Rezende (org.). Emoções e razões midiáticas: narrativas e imagens nas redes sociais e no audiovisual. São Roque: Gênio Editorial, 2023. p. 55-76.

SARTI, Cyntia A. A dor, o indivíduo e a cultura. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 3-13, 2001.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Soares, Rosana de Lima; Miranda, Amanda Souza de. O narrador nos realismos audiovisuais: formas narrativas informativas e ficcionais. In: Barros, Laan Mendes; Marques, José Carlos, Médola, Ana Silva (org.). Produção de sentido na cultura midiatizada. Belo Horizonte: PPGCom/UFMG, 2020. p. 279-294.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.

TAVARES, Denise. O audiovisual e as mídias digitais na sala de aula: o desafio de despertar vocações. In: TAVARES, Denise; FARBIARZ, Alexandre; ALVES, Walcea (org.). Mídia e cotidiano na educação básica: olhares sobre o letramento midiático. Niterói: EDUFF; São Roque: Gênio Editorial, 2023. p. 148-175.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

THOMPSON, John B. A interação mediada na era digital. MATRIZes, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 17-44, 2018. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v12i3p17-44.

UMA em cada 100 mortes ocorre por suicídio, revelam estatísticas da OMS. Opas, Washington, D.C., 17 jun. 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/17-6-2021-uma-em-cada-100-mortes-ocorre-por-suicidio-revelam-estatisticas-da-oms. Acesso em: 26 jun. 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Suicide worldwide in 2019: Global Health Estimates. Geneva: WHO, 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240026643. Acesso em 3 dez. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Tavares, D., & Alves, W. B. (2024). Mídia, juventude, suicídio e sala de aula: uma abordagem empírico-analítica. Comunicação & Educação, 29(2), 9-23. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p9-23