“O Hip Hop salvou minha vida!”: (contra)liderança e educação de um folkcomunicador na universidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p109-125Palavras-chave:
Líder-comunicador, Folkcomunicação, Hip Hop, Radicalidade, EducaçãoResumo
O trabalho apresenta o resultado da presença do líder-comunicador folk e educador Márcio Brown, em uma atividade na Universidade de Sorocaba. Propõe-se compreender como os estudantes associaram Márcio Brown aos estudos folkcomunicacionais, a partir do uso da etnografia na cidade e análise de 19 atividades realizadas pelos(as) estudantes, chegando ao resultado de que ouvir e presenciar um líder comunicador folk implica em efeitos muito significativos no que se refere à assimilação da teoria da folkcomunicação para a compreensão social. Discute-se aqui, o papel educador de Márcio Brown no diálogo com aspectos da teoria da Paulo Freire sobre dialogicidade, indignação e radicalidade.
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