“O Hip Hop salvou minha vida!”: (contra)liderança e educação de um folkcomunicador na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p109-125

Palavras-chave:

Líder-comunicador, Folkcomunicação, Hip Hop, Radicalidade, Educação

Resumo

O trabalho apresenta o resultado da presença do líder-comunicador folk e educador Márcio Brown, em uma atividade na Universidade de Sorocaba. Propõe-se compreender como os estudantes associaram Márcio Brown aos estudos folkcomunicacionais, a partir do uso da etnografia na cidade e análise de 19 atividades realizadas pelos(as) estudantes, chegando ao resultado de que ouvir e presenciar um líder comunicador folk implica em efeitos muito significativos no que se refere à assimilação da teoria da folkcomunicação para a compreensão social. Discute-se aqui, o papel educador de Márcio Brown no diálogo com aspectos da teoria da Paulo Freire sobre dialogicidade, indignação e radicalidade.

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Biografia do Autor

  • Thífani Postali, Universidade de Sorocaba

    Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Doutora em Multimeios pela Unicamp. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSCar. Líder do grupo de pesquisas em Comunicação Urbana e Práticas Decoloniais (CNPq-Uniso) e Diretora Científica da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Folkcom).

  • Rodrigo Barchi, Universidade de Sorocaba

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Realizou o Pós Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor-Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO), na linha de Pesquisa em Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores, coordenando o GEDECE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Democracia, Ecologias e Cotidianos Escolares), sendo integrante da REISA (Rede de Laboratórios e Grupos de Pesquisa em Educação, Imagens, Sons e Afetos).

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

Postali, T., & Barchi, R. (2025). “O Hip Hop salvou minha vida!”: (contra)liderança e educação de um folkcomunicador na universidade. Comunicação & Educação, 30(1), 109-125. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i1p109-125