Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i12p77-88Palavras-chave:
Guillermo Orozco Gómez, educação, comunicação, televisão, escolaResumo
Em entrevista exclusiva à Comunicação & Educação, o Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez, pesquisador dos processos de recepção e do campo comunicação/educação, faz um breve relato sobre sua formação acadêmica; sobre seu interesse na educação para os meios, prioritariamente a inter-relação criança televisão, a partir dos contextos da família e da escola. Dá seu ponto de vista sobre o papel da escola e do professor, ressaltando a necessidade de se repensar a sua formação. Destaca a prioridade das necessidades dos educandos para, a partir delas, utilizar-se as novas tecnologias na escola, invertendo, portanto, o que tem sido feito pelos governos. Fala da importância do Estado e da sociedade civil na criação e manutenção de espaços públicos, fazendo frente à ideologia da privatização e da mercantilização. Afirma também que a escola perdeu seu papel hegemônico na sociedade, precisando, para recuperá-lo, saber compartilhar e conviver com outras instituições culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.