Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professor
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i2p7-13Palavras-chave:
escola, educação, professor, políticas públicas, universidadesResumo
A partir de perspectiva histórica, a autora faz breve relato da tardia universalização da educação no Brasil. Além de apresentar problemas e contradições na formação de alunos e professores, há a falta de reconhecimento do valor do professor na sociedade brasileira, fator que acarreta baixos salários e péssimas condições de trabalho. Como avanços, há atualmente a implantação de um conjunto de diretivas de políticas públicas, voltadas para a melhoria do ensino, garantia de acesso ao ensino básico e apoio à fomação continuada de professores, entre outros. Tais políticas precisam ser consolidadas, avaliadas e aperfeiçoadas, pois o professor é um mediador do processo de aprendizado e, como parte de sua formação, é preciso incluir de maneira assertiva e coerente os conteúdos relativos ao campo da comunicação.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.