Endereços úteis na internet
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p116-117Abstract
http://www.releituras.comNo início, o, na época, recém aposentado Arnaldo Nogueira Júnior, pretendia apenas compartilhar textos com amigos via e-mail. Um dia um amigo lhe propôs que colocasse os textos à disposição dos internautas e assim nasceu a idéia de fazer um site. O Releituras é um site que tem como objetivo divulgar trabalhos de escritores. No link releituras, o leitor tem à sua disposição mais de 700 textos, de 210 escritores nacionais e estrangeiros. Em biografia, o espaço é dedicado a autores consagrados, como Mário de Andrade, Adélia Prado e Barão de Itararé. Ao acessar a biografia de um dos autores, é possível ainda ler os textos deste autor disponíveis no site. Quinzenalmente há a publicação de uma tira humorística e todo mês um texto recebe a ilustração de um artista gráfico. A página ainda abre espaço a novos escritores. Os textos enviados ao Releituras serão submetidos a análise e, os que forem selecionados, serão publicados. Há ainda sugestão de links relacionados a vestibular e páginas que divulgam e se relacionam com o próprio Releituras. Estão disponíveis ainda um serviço de busca e de cadastro para que o internauta receba por e-mail as novidades do site.
http://www.tver.org.br/
A ONG TVer tem por objetivo principal contribuir para a melhoria da qualidade da programação da TV brasileira. Propõe que se discutam a televisão e os direitos dos telespectadores, já que a atuação da TV está diretamente ligada aos problemas da sociedade, ainda mais os relacionados com o público infanto-juvenil, tais como violência, gravidez na adolescência, exploração do trabalho infantil. Segundo pesquisas, as crianças brasileiras passam boa parte do tempo em frente à televisão. O site do TVer é um espaço interativo. No link 'Você faz a crítica', o internauta pode deixar sua opinião sobre a programação. A participação também se dá através de enquetes e de um fórum sobre vários temas relacionados a televisão. O internatura pode ainda se cadastrar para receber notícias via e-mail. Há ainda no site textos de vários autores com ponto de vista sobre os programas de televisão, além de pesquisas e teses, links e bibliografia especializada na área. No link 'Educação' há uma oficina on line sobre violência, que visa estimular a reflexão sobre a programação da TV brasileira.
http://www.multirio.rj.gov.br/seculo21
O conteúdo do site Século XXI é dirigido a educadores de jovens e adolescentes. O site visa relacionar assuntos sobre a juventude, tais como sexualidade, trabalho, música, violência, com aqueles que permeiam o já complexo século XXI. Por enquanto, estão em pauta os temas funk & rap, violência urbana e novo mundo do trabalho. Ao acessar o endereço acima, o internauta deve primeiro clicar em um dos temas, cada qual estruturado a partir da palavra chave. A página tem diversas chaves. Cada chave apresenta seu tema específico, abordando os cinco enfoques expressos em suas letras: C - conceito, H - hoje, A - atividades pedagógicas, V - vitrine de material de apoio, E - relato de experiências. Através desta chave o internauta pode navegar pelos diversos conteúdos de cada tema, bastando clicar em uma de suas letras.
No link Para entender o século XXI, o internauta tem acesso a diversos textos debatendo os principais temas do século e suas implicações. São eles: revolução tecnológica, globalização, cultura, mídia, desigualdade social, trabalho e violência.
http://www.baraoemrevista.org
O Barão em Revista é um site voltado para a divulgação da cultura. A página publica artigos com críticas de espetáculos de teatro e de dança, filmes, exposições e CDs. Há ainda vários textos sobre cidadania, relato de experiências, além de entrevistas com artistas e pessoas relacionadas a estas e outras áreas. O site contém ainda uma agenda de eventos atualizada.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
I authorize the publication of the submitted article and soon the copyrights to the magazine, in the printed and electronic version, if it is approved after the evaluation of the reviewers.
I understand that readers may use this article without prior request, provided the source and authorship are mentioned. Readers are not authorized to use this article for reproduction, in whole or in part, for commercial purposes.
























