Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p195-200Palavras-chave:
comunicação, educação, cultura, mídia, perfilResumo
Nesta entrevista, o jornalista Heródoto Barbeiro, um dos nomes mais lembrados entre professores quando se aborda a questão da credibilidade possível nos meios de comunicação de massa, fala de sua carreira e das relações necessárias entre comunicação e educação. Discute também a prática jornalística, que valoriza a produção de notícias e negligencia o processo de reflexão sobre os fatos. Analisa ainda a utilização de mensagens dos meios de comunicação de massa, especialmente as veiculadas pelo jornal impresso, como instrumento didático de apoio ao conteúdo curricular desenvolvido em sala de aula. Nesse sentido, a mídia pode ser entendida como parceira da educação, desde que o processo seja compartilhado e desdobrado por meio de leituras mais complexas e articuladas, superando a redução estrutural de nomes, fatos e datas sobre um determinado acontecimento para construir uma interpretação sociológica relativa à realidade.
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