Inovações no ensino híbrido: uma perspectiva a partir da teoria ator-rede

Autores

  • Alan Cesar Belo Angeluci Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marcello Cacavallo Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p63-73

Palavras-chave:

comunicação, inovação, tecnologia, ensino híbrido, teoria ator-rede

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de caráter qualitativo em que dados coletados indicam as principais palavras-plenas relacionadas às práticas inovadoras de ensino híbrido a partir de entrevistas feitas com especialistas do campo no Brasil. Com apoio do software Atlas.ti, elas foram associadas e analisadas à luz de oito conceitos recorrentes na Teoria Ator-Rede, formulada por Bruno Latour. O estudioso francês preconiza que em um mundo híbrido formado por diversos atores — humanos e não humanos — interligados e dependentes uns dos outros, não há parâmetros para se estabelecer uma relação em que homem ou máquina são mais ou menos importantes que um ou outro. As inovações no ensino híbrido revelam-se, portanto, como terreno fértil para reflexão sobre as tensões entre essas duas instâncias.

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Biografia do Autor

  • Alan Cesar Belo Angeluci, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Pós-doutor pela Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos.

  • Marcello Cacavallo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Mestre em Comunicação, pela USCS — Universidade Municipal de São Caetano do Sul. É professor e coordenador de cursos da Faculdade Sumaré.

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Publicado

2017-06-06

Como Citar

Angeluci, A. C. B., & Cacavallo, M. (2017). Inovações no ensino híbrido: uma perspectiva a partir da teoria ator-rede. Comunicação & Educação, 22(1), 63-73. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p63-73