Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p18-30Palabras clave:
Tecnologías educativas; Conexión; Educación a distancia; Ambientes Virtuales de Aprendizaje; Objetos de Aprendizaje.Resumen
El objetivo de este artículo es problematizar la técnica, la tecnología y las conexiones con el propósito de reflexionar sobre la importancia de estos tres tópicos arriba citados en la construcción de una apuesta de aprendizaje diferenciado, la educación a distancia. Modalidad de enseñanza que se encuentra en fase de consolidación en Brasil. Su principal diferencia reside en su soporte (dispositivos digitales) y las conexiones tecnológicas que posibilitan la mediación. Es en este contexto que la EAD entra como una modalidad de enseñanza con variados recursos digitales e interactivos (Ambientes Virtuales de Aprendizaje y Objetos de Aprendizaje) contribuyendo de esa forma con otras miradas en el proceso educativo de la sociedad tecnológica.
Descargas
Referencias
ABED. Censo ead.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. Disponível em: http://www.abed.org.br/censoead/censoEAD.BR_2012_pt.pdf. Acesso em: 31 maio 2019.
ABED. Censo ear.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2014. Curitiba: Ibex, 2015. Disponível em: http://www.abed.org.br/ censoead2014/CensoEAD2014_portugues.pdf. Acesso em: 31 maio 2019.
ABED. Censo ead.br 2017: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2018. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_BR_2018_impresso.pdf. Acesso em: 31 maio 2019.
BARFIELD, Thomas (ed.). Diccionario de antropologia. Barcelona: Bellaterra, 2001.
BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BLOIS, Marlene. Do ensino por correspondência à internet: a busca da democratização do conhecimento. CREAD, v. 8, p. 29-38, 2000.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venâncio Majer. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DALL’OGLIO, Pablo. PHP: programando com orientação a objetos. 2. ed. São Paulo: 2009.
FLUSSER, Vilém. Comunicologia: reflexões sobre o futuro. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento et al. Curso de aperfeiçoamento para professores dos municípios do RN: Módulo I: Informática; Módulo II: Língua Portuguesa; Módulo III: Ética e Cidadania para um Trabalho Transdisciplinar; Módulo IV: Educação Matemática. Natal: IFRN, 2011.
HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
IEEE. The learning object metadata standard. [s.d.] Disponível em: http://ltsc.ieee.org/wg12/files/. Acesso em: 21 nov. 2011.
L’ALLIER. NETg’s map to its products, their structures and core beliefs. 1997. Disponível em: http://web.archive.org/web/20020615192443/www.netg.com/research/whitepapers/frameref.asp. Acesso em: 18 out. 2013.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba; Bauru: Edusc, 2012.
LITTO, Frederic Micael et al. Censo EAD Brasil 2016: relatório analítico de aprendizagem a distância no Brasil. [s.l: s.n.].
MATTAR, João. Conteudista + designer instrucional + webdesigner + tutor = uma equação que não fecha. In: BARROS, D. M. V. et al. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa: 2011.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.
PARÍS, Carlos. O animal cultural: biologia e cultura na realidade humana. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. Trad. Ilson Kayser. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2001.
SIEMENS, George. Connectivism: a learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 2, n. 1, jan. 2005. Traduzido para o português e disponível em: http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/conectivismo%5Bsiemens%5D. pdf. Acesso em: 14 out. 2020.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
TURKLE, Sherry. Alone together: why we expect more from technology and less from each other. Nova York: Basic Books, 2011.
WILEY, David. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. [s.d.] Disponível em: http://wesrac. usc.edu/wired/bldg-7_file/wiley.pdf. Acesso em: 11 abr. 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Thiago Tavares das Neves, Elizama das Chagas Lemos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.