Podcasts sobre Covid-19: o projeto #MDDFcontraocorona
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p186-199Palabras clave:
Covid-19, Comunicação e educação, Literacias de mídia e informação, Podcasts, Pesquisa etnográficaResumen
En este artículo informamos la experiencia del proyecto "#MDDFcontrocorona", una acción educativa con los medios de comunicación en comunidades vulnerables en la región ABC de São Paulo. Formamos un comité con residentes de favelas y especialistas en educación y comunicación y, a través de un proceso colaborativo de diseño, producción y distribución, completamente virtual y digital, seis puntos de audio educativos sobre prevención COVID-19 dirigidos a la realidad de aislamiento social y desinformación en las favelas. Las entrevistas con los residentes nos permitieron evaluar los matices para promover cambios en el conocimiento, las habilidades y las actitudes.
Descargas
Referencias
AHMAD, Nauman. The Impact of Audio Podcasting as A Micro-Learning Tool on Co-Education. E-Leader International Journal, Fort Lee, NJ, v. 12, n. 1, p. 1-7, 2017.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018.
CORBURN, Jason et al. Slum health: arresting Covid-19 and improving wellbeing in urban informal settlements. Journal of Urban Health, Amsterdam, v. 97, n. 3, p. 348-357, 2020.
DENALDI, Rosana et al. Urbanização de favelas na Região do ABC no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento-Urbanização de Assentamentos Precários. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 18, n. 35, p. 101-118, 2016.
HABERMAS, Jürgen. The Theory of Communication Action. London: Heinemann, 1985.
KAPLÚN, Mario. Producción de Programas de Radio: el guión – la realización. Ciudad de México: Cromocolor, 1994.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012; Bauru: Edusc, 2012.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. São Paulo: Editora 34, 2015.
PARKER, Geoffrey G.; VAN ALSTYNE, Marshall W.; CHOUDARY, Sangeet Paul. Platform revolution. New York: W. W. Norton & Company, 2016.
PASSARELLI, Brasilina. Interfaces Digitais na Educação: @lucin[ações] consentidas. São Paulo: Editora Senac, 2007.
PASSARELLI, Brasilina; ANGELUCI, Alan César Belo. Conectividade contínua e acesso móvel à informação digital: jovens brasileiros em perspectiva. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 2, p. 197-208, 2018.
SAPOPEMBA, NA ZONA LESTE DE SP, LIDERA RANKING DE BAIRROS COM MAIS MORTES POR Covid-19. G1 SP, São Paulo, 22 jun. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/06/22/
sapopemba-na-zona-leste-de-sp-lidera-ranking-de-bairros-com-mais-mortespor-covid-19.ghtml Acesso em: 4 out. 2020.
TIWANA, Amrit. Platform ecosystems: aligning architecture, governance, and strategy. Waltham, MA: Morgan Kaufmann, 2014.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The Platform Society. Oxford: Oxford University Press, 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Alan César Belo Angeluci, Beatrice Bonami Rosa, Brasilina Passarelli
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.