Recepção: a abordagem dos Estudos Culturais

Autores/as

  • Robert A. White

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i12p57-76

Palabras clave:

recepção, audiência, meios de comunicação, Estudos Culturais

Resumen

O artigo trata da Teoria da Recepção ou, como prefere o autor, Interpretação da Audiência da mídia, que busca compreender os processos comunicativos, a inter-relação emissores/ receptores e a construção de significados pelos receptores. O autor aborda quatro tendências. A primeira delas é apresentada neste artigo e discute a tradição de Estudos Culturais e as contribuições de autores como Raymond Williams e Stuart Hall, do Centro para Estudos de Cultura Contemporânea, de Birmingham, Inglaterra, para a consolidação dessa linha teórica. Tem como pressuposto básico que os meios de comunicação não são meros meios de transporte de informação, mas revelam significados culturais criados num determinado período histórico. As outras tendências – Interacionismo Simbólico, Tradição dos Estudos de Consenso Cultural e a Abordagem da Mediações e da Lógica de Produção e Consumo – serão apresentadas na próxima edição.


Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

1998-08-30

Cómo citar

White, R. A. (1998). Recepção: a abordagem dos Estudos Culturais. Comunicação & Educação, 12, 57-76. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i12p57-76