Desafios comunicacionais no Mercosul

Autores/as

  • José Marques de Melo Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i13p19-25

Palabras clave:

internacionalização midiática, Comunicação intercultural, globalização, multiculturalismo, cultura megarregional

Resumen

O processo de globalização vem provocando a criação de blocos econômicos regionais. Contudo, essa estratégia defensiva dos países contiguamente geográficos, como é o caso do Mercosul, para conquistar espaços no novo mapa do mundo, não vem sendo acompanhada de uma política de preservação das identidades culturais. O multiculturalismo ensejado pela globalização midiática abre oportunidades para a projeção mundial daquelas culturas capazes de criar mecanismos internos de comunicação intercultural e ao mesmo tempo disseminar internacionalmente os valores da cultura megarregional.



Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

1998-12-30

Cómo citar

Melo, J. M. de. (1998). Desafios comunicacionais no Mercosul. Comunicação & Educação, 13, 19-25. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i13p19-25