Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p97-107Palabras clave:
produção de vídeo, alfabetização audiovisual, cultura midiática, narrativas audiovisuais na escola públicaResumen
O texto relata experiência em alfabetização audiovisual através da realização de oficinas de vídeo com adolescentes e professores de escolas municipais da Zona Leste de São Paulo. Os participantes passam por todas as funções básicas da produção em vídeo – roteiro, produção, câmera, entrevista, interpretação. Ao fazer narrativas audiovisuais, eles compreendem os elementos fundamentais da linguagem audiovisual e expressam seu próprio universo cultural. A oficina alfabetiza ao desmistificar equipamentos e estimular seu uso, revelando os recursos da linguagem audiovisual e resgatando o repertório passivo dos participantes. Produzir discursos com qualidade é a chave de uma dinâmica pedagógica transformadora. Os vídeos produzidos mostram um universoescolar muito diferente das representações das emissoras de televisão, contrapondo imagens da escola pública aos estereótipos da TV.
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