Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?

Autores/as

  • Adriana Maricato de Souza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p97-107

Palabras clave:

produção de vídeo, alfabetização audiovisual, cultura midiática, narrativas audiovisuais na escola pública

Resumen

O texto relata experiência em alfabetização audiovisual através da realização de oficinas de vídeo com adolescentes e professores de escolas municipais da Zona Leste de São Paulo. Os participantes passam por todas as funções básicas da produção em vídeo – roteiro, produção, câmera, entrevista, interpretação. Ao fazer narrativas audiovisuais, eles compreendem os elementos fundamentais da linguagem audiovisual e expressam seu próprio universo cultural. A oficina alfabetiza ao desmistificar equipamentos e estimular seu uso, revelando os recursos da linguagem audiovisual e resgatando o repertório passivo dos participantes. Produzir discursos com qualidade é a chave de uma dinâmica pedagógica transformadora. Os vídeos produzidos mostram um universoescolar muito diferente das representações das emissoras de televisão, contrapondo imagens da escola pública aos estereótipos da TV. 

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Biografía del autor/a

  • Adriana Maricato de Souza
    Jornalista e Mestre pela ECA/USP.E-mail: adriana_maricato@yahoo.com.br

Publicado

2005-04-30

Cómo citar

Souza, A. M. de. (2005). Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?. Comunicação & Educação, 10(1), 97-107. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p97-107