Das escavações à sociedade: a divulgação científica sob a ótica das crianças de Peirópolis
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i3p365-380Palavras-chave:
divulgação científica, concepções espontâneas, educação para as Ciências/ensino de CiênciasResumo
Através da manipulação de imagens como desenhos, uso de recursos de animação gráfica e da produção de vídeos de divulgação científica, um grupo de jovens da sexta série do ensino fundamental da escola rural Frederico Peiró da comunidade de Peirópolis, distante 30 km de Uberaba, no Triângulo Mineiro, expressa suas concepções científicas espontâneas sobre a formação geológica da Terra, o surgimento de dinossauros, a reprodução e alimentação de animais rurais e o entendimento sobre poluição na comunidade onde estão inseridos. As concepções espontâneas desses jovens acerca de temas científicos associados às diferentes atividades propostas pela pesquisa resultaram em três vídeos de divulgação científica: Dinossauros, Águas de Peirópolis e Mundo Rural. Os vídeos foram produzidos e idealizados no período de julho de 2000 a julho de 2001, com suporte técnico e apoio de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade de Uberaba no Estado de Minas Gerais.
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