Teatro, comunicação, pedagogia: notas sobre Brecht

Autores/as

  • Celso Frederico Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i1p35-44

Palabras clave:

República de Weimar, Piscator, teatro político, comunicação, interatividade.

Resumen

A consequência imediata da Revolução Russa sobre os intelectuais alemães foi, na República de Weimar (1919‑1933), a politização da arte. Nesse clima, Brecht aproximasse do teatro político de Piscator e escreve as peças didáticas. Daí para a frente, a trajetória de Brecht é marcada pela busca de uma comunicação interativa e pela defesa da função pedagógica da arte. As reflexões sobre o papel da arte são contemporâneas da teoria do rádio, do florescimento da imprensa operária e dos experimentos cinematográficos. É nesse quadro geral que se pode entender
as propostas teatrais de Brecht.

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Biografía del autor/a

  • Celso Frederico, Universidade de São Paulo
    Professor da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, e bolsista do CNPq.

Publicado

2010-04-30

Cómo citar

Frederico, C. (2010). Teatro, comunicação, pedagogia: notas sobre Brecht. Comunicação & Educação, 15(1), 35-44. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i1p35-44