Consumo, identidade e publicidade: uma relação a ser (re)pensada

Autores/as

  • Diana Gualberto de Macedo Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p101-109

Palabras clave:

consumo, identidade, identidade nacional, mídia, publicidade.

Resumen

A crítica aborda, através da publicidade da cerveja Skol, com o filme Argentinos do samba, o tema da construção de identidades, mais especificamente da identidade nacional, relacionando a discussão sobre publicidade ao processo do consumo. É demonstrado como o consumo é indispensável ao processo de produção, motor da dinâmica da sociedade. A publicidade, inserida na cultura midiática, dá velocidade ao processo do consumo, ou seja, a mercadoria é produzida e a publicidade tem o papel de divulgá-la para ser consumida, associando sua funcionalidade (valor de uso) aos seus valores simbólicos (valor de troca). E, dessa forma, a publicidade possibilita, através de imagens e discursos, a circulação de comportamentos identitários, associados a estilos de vida.

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Biografía del autor/a

  • Diana Gualberto de Macedo, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM).
    Pesquisadora. Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM).

Publicado

2010-12-30

Cómo citar

Macedo, D. G. de. (2010). Consumo, identidade e publicidade: uma relação a ser (re)pensada. Comunicação & Educação, 15(3), 101-109. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p101-109