O homem nas teias da comunicação midiática: uma análise de O Show de Truman

Autores/as

  • Vander Casaqui Universidade de São Paulo (USP) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p71-76

Palabras clave:

comunicação, linguagem, mídia, consumo, cinema.

Resumen

Este artigo tem por objeto o filme O Show de Truman (1998), dirigido por Peter Weir e estrelado por Jim Carrey. O texto analisa a representação cinematográfica para discutir questões relativas à
comunicação, à mídia e ao consumo. Com base em autores como Mikhail Bakhtin, Guy Debord, Michel de Certeau e Wolfgang Fritz Haug, o autor desenvolve uma reflexão sobre a relação entre o homem e a mídia, a linguagem como mediação, a sociedade do espetáculo e o cotidiano.

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Biografía del autor/a

  • Vander Casaqui, Universidade de São Paulo (USP) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
    Professor do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP. Professor da Graduação em Marketing da EACH-USP.

Publicado

2008-04-30

Cómo citar

Casaqui, V. (2008). O homem nas teias da comunicação midiática: uma análise de O Show de Truman. Comunicação & Educação, 13(1), 71-76. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p71-76