Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124Palavras-chave:
Naruto, Criatividade, Comunicação gráfica, criança, Arte/EducaçãoResumo
O artigo desenvolve como breve tema geral, mesmo que de forma implícita as discussões acerca da inserção dos produtos audiovisuais dentro do campo da Arte/Educação contemporânea, salientando sua importância e mudança na maneira de se ensinar e aprender Arte na atualidade, e posteriormente, de forma preponderante, a construção poética das crianças ao desenharem nutridas audiovisualmente, principalmente pela animação Naruto, estando elas muito mais propícias a serem criativas. Logo, tem-se em vista que compreender as produções gráficas das crianças como objetos de Arte conformados dentro do contexto contemporâneo, é também ao mesmo tempo entendê-las como status documentais/memórias da Arte/Educação afeitos à época da comunicação audiovisual e inerentes ao processo criativo.
Downloads
Referências
BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e educação: a escola e o livro. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 24, p. 7-14, 2002.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
JACQUINOT-DELAUNAY, Geneviève. Les sciences de l’éducation et de la communication en dialogue : à propos des médias et des technologies éducatives. L’Année Sociologique, Paris, v. 51, n. 2, p. 391-410, 2001.
KAPLÚN, Mario. Processo e canais de comunicação. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
KAPLÚN, Mario. Uma pedagogia da comunicação. In: APARICI, Roberto. Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.
LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 21, p. 29-36, 2001.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.
MORIN, Edgard. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado (org.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. 3. ed. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2003.
MORIN, Edgard. O cinema ou o homem imaginário: ensaios de antropologia sociológica. São Paulo: Editora É Realizações, 2014.
OROZCO, Guilherme. El reto de conocer para transformar: medios, audiencias y mediaciones. Revista Comunicar, Huelva, n. 8, p. 25-30, 1997.
PACHECO, Elza Dias Pacheco. Comunicação, educação e arte na cultura infanto-juvenil. In: PACHECO, Elza Dias. Comunicação, educação e arte na cultura infanto-juvenil. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
PACHECO, Elza Dias Pacheco. Televisão, criança e imaginário (org.). São Paulo: Papirus Editora, 1998.
PEREIRA, Isac dos Santos; MAGNO, Maria Ignes Carlos. A animação Naruto e a poética visual da criança nas aulas de Arte: novas representações ao desenhar. Revista Primeira Evolução, v. 2, n. 14, p. 72, 2021.
PEREIRA, Isac dos Santos; PERUZZO, Cicília Maria Krohling. O corpo brincante, o brinquedo corpo que fala: desenhos animados, comunicação e imaginário no desenvolvimento infantil. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 7-17, 2021.
PILLAR, Analice Dutra. Contágios entre arte e mídia no ensino da Arte. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “entre territórios”, 19., 2010, Cachoeira. Anais […]. Santa Maria: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2010.
XIMENDES, Ellen. As bases neurocientíficas da criatividade: o contributo da neurociência no estudo do comportamento criativo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Artística) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.
WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade: descobrindo e encorajando. 3. ed. Campinas: Loyola, 2002.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Isac dos Santos Pereira, Maria Ignes Carlos Magno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.