O ensino e a aprendizagem não cabem em algoritmos: relato docente sobre o fetiche da inteligência artificial

Autores

  • Monique Figueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p111-125

Palavras-chave:

Ética, Inteligência artificial, Relato de experiência, Docência, Economia política da informação e comunicação

Resumo

Relato de experiência docente na disciplina Ética e Informação em uma universidade federal. A primeira seção apresenta a fundamentação teórica, apoiada na cibernética de Álvaro Vieira Pinto e na economia política da informação e comunicação. A segunda seção discorre sobre a metodologia participativa da disciplina inspirada em Paulo Freire, aluno de Vieira Pinto, que contou com didática multimídia, autoavaliação, dezenas de seminários discentes e trabalho final em formato aberto. Como resultado principal, a educação dialógica confirma o fascínio desmedido dos alunos com os textos criados por inteligência artificial, bem como o despreparo institucional para lidar com esse novo desafio.

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Biografia do Autor

  • Monique Figueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Ciência da Informação pelo convênio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com a Escola de Comunicação da UFRJ, na linha Configurações socioculturais, políticas e econômicas da informação (IBICT/UFRJ).

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Publicado

2024-07-17

Edição

Seção

Dossiê Do analógico à inteligência artificial: 30 anos de Comunicação & Educação

Como Citar

Figueira, M. (2024). O ensino e a aprendizagem não cabem em algoritmos: relato docente sobre o fetiche da inteligência artificial. Comunicação & Educação, 29(1), 111-125. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p111-125