Leitura, recepção midiática e produção de sentido
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i1p45-53Palavras-chave:
leitura, educação, recepção, produção de sentido da comunicação.Resumo
Pretendemos discutir neste artigo as relações de produção de sentido entre os conceitos de recepção, leitura e leitor. Para tanto, haverá considerações sobre os estudos da recepção e da história da leitura no mundo ocidental, considerando a interface com diferentes mídias. Aliados a essas discussões, procuraremos evidenciar o processo de produção de sentido por meio das discussões já referidas e da elaboração de categorias de leitores. Como resultado, tentaremos demonstrar que os processos de leitura e de recepção midiáticas têm sua coerência teórica no campo epistêmico da representação.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.