A Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários: proposição, pesquisa, colaboração e manifestação de apoio ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ao Instituto Brasileiro de Museus.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27p297-309Palavras-chave:
Museus universitários, Redes de cooperação, Coleções museológicasResumo
A Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários surgiu em abril de 2017, a partir de necessidade de articulação entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que atuam nos museus universitários brasileiros. Seu maior objetivo é a preservação e divulgação do acervo museológico universitário. A Rede funciona cotidianamente por meio de um grupo de e-mail e periodicamente organiza reuniões paralelas dentro de encontros acadêmicos no campo da museologia, em diferentes regiões do Brasil. Após o trágico incêndio ocorrido no Museu Nacional da UFRJ e a publicação da Medida Provisória 850/18, que propõe o fim do Instituto Brasileiro de Museus, a Rede se transformou num importante canal de articulação e manifestação entre diferentes profissionais e pesquisadores envolvidos com a preservação e promoção do patrimônio museológico universitário. O presente trabalho relata e aponta a importância das redes de cooperação como importantes instrumentos estratégicos e operacionais de luta para o processo contínuo e perene característico da preservação e promoção do patrimônio museológico universitário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).