Educação patrimonial no Iphan: análise de uma trajetória
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp32-54Palabras clave:
Educação patrimonial, Política de preservação, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IphanResumen
Desde a sua criação, o Iphan manifestou em documentos e publicações a importância da educação patrimonial para a preservação do patrimônio cultural. Contudo, a educação patrimonial foi historicamente tratada como uma atividade complementar às outras realizadas pelo órgão, tendo sido, de modo geral, realizadas atividades pontuais, desvinculadas das ações finalísticas do Iphan. Assim, verifica-se um descompasso entre a importância da educação patrimonial enunciada e as ações realizadas nesse sentido. Frente a esse quadro, este artigo tem como objetivo analisar a trajetória da educação patrimonial no Iphan, contrapondo a enunciação à ação. Espera-se com este trabalho contribuir para a sistematização dessa trajetória, assim como discutir aspectos técnicos e políticos relacionados ao tema, para que as ações
futuras de educação patrimonial sejam mais efetivas para a preservação do patrimônio cultural.
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