Educação patrimonial no Iphan: análise de uma trajetória

Autores/as

  • Cléo Alves Pinto de Oliveira Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília-DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp32-54

Palabras clave:

Educação patrimonial, Política de preservação, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan

Resumen

Desde a sua criação, o Iphan manifestou em documentos e publicações a importância da educação patrimonial para a preservação do patrimônio cultural. Contudo, a educação patrimonial foi historicamente tratada como uma atividade complementar às outras realizadas pelo órgão, tendo sido, de modo geral, realizadas atividades pontuais, desvinculadas das ações finalísticas do Iphan. Assim, verifica-se um descompasso entre a importância da educação patrimonial enunciada e as ações realizadas nesse sentido. Frente a esse quadro, este artigo tem como objetivo analisar a trajetória da educação patrimonial no Iphan, contrapondo a enunciação à ação. Espera-se com este trabalho contribuir para a sistematização dessa trajetória, assim como discutir aspectos técnicos e políticos relacionados ao tema, para que as ações
futuras de educação patrimonial sejam mais efetivas para a preservação do patrimônio cultural.

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Biografía del autor/a

  • Cléo Alves Pinto de Oliveira, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília-DF, Brasil

    Formada em Pedagogia (2001) e em Arquitetura e Urbanismo (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (2011). Foi Analista de Gestão, Proteção e Restauro do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG). É Analista de Infraestrutura no Ministério da Economia, tendo estado em exercício no Ministério das Cidades entre 2009 e 2016 e estando em exercício no Iphan desde então. Representou o Ministério das Cidades no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural entre novembro de 2013 e novembro de 2016. Pesquisa a educação patrimonial de forma independente desde 2010.

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

Oliveira, C. A. P. de. (2019). Educação patrimonial no Iphan: análise de uma trajetória. Revista CPC, 14(27esp), 32-54. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp32-54