Política de educação patrimonial no Iphan: diretrizes conceituais e ações estratégicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp55-89Palabras clave:
Educação patrimonial, Construção do conhecimento, Educação dialógicaResumen
Este artigo aborda a construção dos princípios conceituais e diretrizes que pautam a área de educação patrimonial na atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Apresenta, também, um panorama histórico com as principais estratégias de ação implementadas nos últimos anos em consonância com essas abordagens. Para tanto, firma a importância de se implementar ações educativas para a preservação do patrimônio que se embasem na construção coletiva do conhecimento e na educação dialógica, nos moldes freireanos. Por fim, apresenta alguns desafios para a contínua construção desse campo de conhecimento e atuação institucional.
Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-08-30
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
Florêncio, S. R. (2019). Política de educação patrimonial no Iphan: diretrizes conceituais e ações estratégicas. Revista CPC, 14(27esp), 55-89. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp55-89