Reflexões para ações educativas em conjuntos urbanos tombados: Ouro Preto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp90-110Palabras clave:
Referências culturais, Ação educativa-cultural, Patrimônio arquitetônicoResumen
Este artigo apresenta parte das considerações levantadas pela autora no desenvolvimento de sua dissertação de mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan), cujo estudo teve como foco suas inquietações e observações como historiadora, atuando na área educativa do Escritório Técnico de Ouro Preto, do Iphan. Ouro Preto se transformou num lugar repleto de significados, onde a imagem da “cidade colonial” ficou consolidada. A escolha de apenas parte da cidade reflete numa imagem incompleta, dificultando o reconhecimento e o sentimento de pertencimento por parte dos cidadãos, que percebem uma porção de sua
cidade sendo tratada como monumento e a outra porção sendo esquecida, desconhecida. As informações levantadas sobre as ações desenvolvidas na década de 1980, em Ouro Preto, se refletem nas ações hoje desenvolvidas pela Casa do Patrimônio de Ouro Preto e serão o foco das questões e reflexões levantadas nesse trabalho, pois acreditamos que as cidades podem ser vividas como um bem cultural centrando nossas atenções nas relações sociais e afetivas criadas em torno delas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).