O Museu Nacional além do Paço: três projetos no Horto Botânico da Quinta da Boa Vista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p242-267Palabras clave:
Projeto de arquitetura, Patrimônio arquitetônico, Memória social, Museus universitáriosResumen
O Paço Imperial, edifício sede do Museu Nacional do Rio de Janeiro, sofreu, em 2 de setembro de 2018, um grande incêndio que devastou boa parte de seu interior, comprometendo não apenas seu acervo, mas também as dinâmicas da comunidade científica que ali cotidianamente se reunia. Três projetos desenvolvidos em uma ação emergencial coordenada por professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAUUFRJ) são apresentados com o intuito de revelar as espacialidades do Museu Nacional e suas funções acomodadas além do Paço Imperial, no Horto Botânico da Quinta da Boa Vista. Trata-se de intervenções em pequena escala e de sutil visibilidade que compõem, a partir das premissas do projeto arquitetônico, uma análise crítica das condições espaciais e dinâmicas funcionais que envolvem a história e o presente do Museu Nacional. Será apresentado, inicialmente, o ponto de partida teórico e prático das intervenções, marcado pelo debate acerca do potencial crítico do projeto arquitetônico e suas formas de representação. Em seguida, algumas temáticas metodológicas para o desenvolvimento do projeto arquitetônico no ambiente universitário serão abordadas com o intuito de fomentar a participação discente e docente nos processos de transformação, manutenção e expansão da infraestrutura universitária pública.
Descargas
Referencias
ARQUILAB. Infraestrutura de trabalho. Arquilab Atelier Universitário FAUUFRJ, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: https://bit.ly/3RqQTGU. Acesso em: 13 jan. 2022.
BOSTEELS, Bruno. From Text to Territory. In: KAUFMAN, Eleanor; JON HELLER, Kevin (ed.). Deleuze and Guattari: New Mappings in Politics, Philosophy, and Culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998. p. 145174.
BRENNER. Neil. O Trabalho do Urban Theory Lab. Publicado pelo canal do Observatório das Metrópoles, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3RlLKjh. Acesso em: 9 mar. 2022.
FERRO, Sérgio. Nota sobre a usina. Usina_CTAH, Salvador, 2004. Disponível em: https://bit.ly/3PY6cWk. Acesso em: 13 jan. 2022.
GRUPO METRÓPOLE FLUVIAL. Carta de Apresentação. Metrópole Fluvial, São Paulo, [20--]. Disponível em: http://www.metropolefluvial.fau.usp.br. Acesso em 13 jan. 2022.
LASSANCE, Guilherme; LASSANCE, Patrícia F.; Elaine Garrido VAZQUEZ, Elaine G.; FARAH, Ivete; RODRIGUES, Paulo F. N.; PENTER, Pedro E. Prática profissional em ambiente acadêmico: associando pesquisa, ensino e extensão. Revista FAU, Rio de Janeiro, n. 3, p. 1823, 2013.
WALDHEIM, Charles. Aerial Representation and the Recovery of Landscape. In: CORNER, James (ed.). Recovering Landscape: Essays in Contemporary Landscape Architecture. New York: Princeton Architectural, 1999. p. 121152.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Marina Correia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).