Reflexões sobre o processo de elaboração da Política de Preservação e Gestão de Acervos Culturais das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i17p18-34Palabras clave:
Política de preservação, Patrimônio cultural, Gestão (termo genérico, sugestão, Gestão de documentos ou Acervo – referência, Vocabulário controlado SIBi)Resumen
A Casa de Oswaldo Cruz (COC) é a unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) responsável pela preservação e valorização da memória da instituição em seus campos de atuação. A equipe técnica da COC desenvolve ações de preservação de edifícios históricos, sítios urbanos, acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos que representam importante fonte de conhecimento. Como resultado da experiência e do amadurecimento da COC no que tange aos seus processos de trabalho e instrumentos de gestão e de planejamento institucional foi identificada a necessidade de elaboração de uma Política de Preservação e Gestão de Acervos. O processo de elaboração desse documento teve início no começo de 2012, com a criação de um grupo de trabalho composto por integrantes dos diferentes departamentos e coordenado pela Vice-Diretoria de Informação e Patrimônio Cultural. O documento base elaborado tem como objetivo definir princípios, diretrizes e orientações que devem reger as atividades de gestão e preservação dos acervos culturais das ciências e da saúde sob a guarda da COC.
O processo de construção coletiva do documento contempla sua avaliação por consultores externos ad hoc, um período de consulta interna e sua submissão ao Conselho Deliberativo da unidade para aprovação, e tem contribuído para uma maior integração entre as diferentes áreas envolvidas. O presente trabalho busca refletir sobre o processo de elaboração – ainda em andamento – da Política de Preservação e Gestão de Acervos Culturais das Ciências e da Saúde e discutir os futuros desdobramentos desse trabalho.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).