Preservação do patrimônio da industrialização: Estação Ferroviária da Noroeste do Brasil, Bauru – SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i24p78-106Palavras-chave:
Estações ferroviárias. Patrimônio industrial. Restauro. Ferrovia.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar pormenorizadamente as vicissitudes relacionadas ao tombamento da Estação Ferroviária Noroeste do Brasil na cidade de Bauru, de modo a verificar a aplicabilidade dos princípios de restauro estudados e explicitados na minha dissertação de mestrado e enunciar as diretrizes que deverão ser consideradas em intervenções futuras. Para tanto, a investigação se inicia pela análise aprofundada da história e da memória do edifício, compreensão do projeto, da tipologia arquitetônica, das técnicas construtivas e das transformações sofridas ao longo do tempo. Além disso, fazem parte do método de trabalho a análise das condições físicas atuais da edificação e sua inserção no contexto urbano, assim como o levantamento fotográfico e iconográfico. Por fim, com base na análise dos preceitos teóricos de restauro da atualidade, foram traçadas as diretrizes para possíveis intervenções.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).