Estudos sobre a corrosão do latão em ambiente interno de um museu
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i4p114-138Palavras-chave:
Corrosão atmosférica, Latão, Conservação de metaisResumo
Os bens culturais são o produto e o testemunho das tradições e realizações intelectuais do passado e, dentre eles, as coleções de instrumentos científicos históricos constituem- se em testemunhos significativos da história da ciência. Neste trabalho, são apresentados resultados de estudos sobre a corrosão atmosférica do latão, um dos principais constituintes metálicos desses instrumentos, em seu próprio ambiente de guarda, um ambiente interno típico de um museu situado em região de clima tropical. Os estudos, com duração de 300 dias, utilizaram peças de latão, em composição similar àquela encontrada nas peças dos instrumentos, em testes preliminares, de exposição ao ambiente e em teste acelerado (imersão- emersão). Foi possível, em linhas gerais, simular de forma acelerada o processo real de corrosão atmosférica, através de testes de imersão- emersão adaptados, e os resultados obtidos por técnicas instrumentais de microscopia eletrônica de varredura (SEM) e difração de raios- X (DRX) mostraram que o primeiro produto de oxidação formado foi a cuprita, e que o processo mostrou- se muito lento. Não foi possível identificar compostos contendo enxofre, porém as análises por SEM mostraram a presença desse elemento na superfície das placas. Os resultados das análises por espectroscopia de retro- espalhamento Rutherford (RBS) e SEM permitem sugerir, a partir da medida de espessura das camadas de produtos de corrosão formadas, uma relação entre as escalas de tempo dos testes de imersão- emersão e de exposição atmosférica, resultando que cada 30 dias de ensaio acelerado corresponderam a cerca de 300 dias de exposição ao ambiente estudado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-10-01
Edição
Seção
Conservação e Restauração
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Granato, M., Santos, L. R. dos, & Miranda, L. R. M. de. (2007). Estudos sobre a corrosão do latão em ambiente interno de um museu . Revista CPC, 4, 114-138. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i4p114-138