Sobre bibliotecas, memória e poder
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i17p47-66Palavras-chave:
Bibliotecas, Escrita, Memória, Conhecimento, Tradição Oral,Resumo
O artigo explora o impacto das tecnologias da informação e da comunicação na preservação do conhecimento e da memória, uma função tradicionalmente atribuída às bibliotecas após a invenção da escrita. Compara o alcance e a flexibilidade das novas mídias com a tradição oral dos poetas Grécia arcaica e dos griôs africanos enquanto guardiões da memória e da história do seu povo, suas diferenças e similaridades ao tratar sobre a reflexão da produção do conhecimento e da memória, e das relações de poder que a sustenta. Apesar dos resultados imprevisíveis, dado os processos sociais que podem ser desencadeados, a democratização do acesso à informação e à comunicação provenientes das novas mídias é claramente um sinal e um instrumento de mudança na sociedade contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).