Sobre a Revista

Foco e Escopo

Os Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (CPST) são um periódico com publicação em fluxo contínuo, on-line, com acesso aberto e de caráter interdisciplinar. A revista tem por objetivo difundir a produção científica no campo do trabalho e dos processos organizativos, a partir das leituras da psicologia social e de outras disciplinas das ciências humanas e sociais, que se situem no âmbito das perspectivas críticas. Serão priorizadas contribuições que apresentem reflexões sobre situações concretas e proposições que contribuam para processos de transformação na direção da promoção da saúde e da garantia de direitos do trabalhador e da trabalhadora. Neste sentido, destaca-se a centralidade da categoria trabalho e da perspectiva dos trabalhadores, marcando uma diferença epistemológica e ético-política com relação aos enfoques gerencialistas, que atribuem ao trabalhador e à trabalhadora a condição de recursos. A revista aceita artigos apoiados em leituras teóricas diversas, originais e inéditas, nos seguintes formatos: relatos de pesquisa, de intervenção e de experiência, assim como ensaios teóricos. Revisões de literatura serão aceitas apenas quando servirem de base para uma discussão teórica consistente. Mediante consulta aos editores, podem ser aceitas resenhas de livros, traduções e entrevistas. A Revista tem como público-alvo discentes, docentes, pesquisadores e profissionais da Psicologia e de áreas afins interessados no campo do trabalho e dos processos organizativos.

Versão online ISSN 1981-0490

Classificação Qualis Periódicos: A3

cpst@usp.br

 

Periodicidade

Publicação em fluxo contínuo

 

Sem taxas de publicação e sem acordos comerciais com editoras

A revista não cobra taxas de submissão, processamento ou publicação de artigos. Por esse motivo, a revista não necessita de uma política de isenção (por exemplo, para autores de países em desenvolvimento, para políticas afirmativas etc.).

Também não mantemos qualquer acordo comercial ou de qualquer natureza com editoras ou outros tipos de empresas.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Ética em publicação científica e política de plagiarismo

Em consonância com nossa política editorial, as questões éticas relacionadas ao plágio científico ocupam lugar central no processo de editoração adotado pelo periódico Cadernos de Psicologia Social do Trabalho. Entendemos que a produção intelectual deva ser autoral e vinculada a posições políticas, ainda que não de forma imediata, e que quaisquer tentativas de minimizar sua importância, inclusive sob a aparência de irrestrita neutralidade científica, tendem a dissociar a produção e divulgação do conhecimento dos fins sociais aos quais atendem. Se, contraditoriamente, o conhecimento pode servir tanto à dominação quanto à liberdade, a reflexão expressada na originalidade e compromisso com o conhecimento próprio ao desenvolvimento de uma humanidade permeada pela justiça e equanimidade poderá nos auxiliar a distinguirmos entre a sua instrumentalização em função do que pode não ser uma conduta adequada para os fins científicos e, de outro lado, sua realização crítica em prol da liberdade do pensamento.

Inspirada pela necessidade de constante reflexão, evitando o movimento reflexo próprio do automatismo da repetição de padrões, o periódico Cadernos de Psicologia Social do Trabalho se posiciona contra as diversas formas de plágio, repudiando quaisquer intentos de apropriação indevida do produto do trabalho intelectual alheio. Além disso, considera que mesmo o autoplágio deva ser rejeitado quando atende a interesses produtivistas pouco comprometidos com a constituição e o compartilhamento responsáveis e necessários do conhecimento. Recomenda que a originalidade dos trabalhos submetidos para avaliação/publicação seja considerada tanto em relação às fontes autorais dos conteúdos desenvolvidos e/ou referidos quanto em relação aos aspectos formais da redação. Isso implica em que se considere com muita atenção a necessidade de participação efetiva de coautores em manuscritos em que há coautoria, inclusive nos casos de participação de orientadores e coordenadores de pesquisas acadêmicas. Igualmente, recomenda atenção em relação à elaboração de trabalhos derivados de pesquisas acadêmicas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e similares para que o(s) autor(es) não incorra(m) em autoplágio. Ainda nos casos em que o manuscrito é inspirado ou derivado de pesquisas stricto sensu, é importante que a fonte de origem do conteúdo, salvaguardada a identidade do(s) autor(es) durante o processo de avaliação, seja devidamente indicada e o texto apresentado seja efetivamente original.

De modo a assegurar o cumprimento desses preceitos, a revista Cadernos de Psicologia Social do Trabalho toma como fonte de inspiração os princípios de conduta e a política de plagiarismo elaborada pelo Commitee on Publications Ethics - COPE (https://publicationethics.org) e, a partir de 2020, adota softwares específicos, sobretudo o software SimilarityCheck - CrossRef, para a comprovação de que não há similaridade textual ou de conteúdo entre o material submetido à avalição/publicação e outras publicações, inclusive do(s) próprio(s) autor(es).

 

Direitos Autorais

Todo o conteúdo de Cadernos de Psicologia Social do Trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC 4.0, exceto onde identificado diferentemente.

A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.

A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Cadernos de Psicologia Social do Trabalho.

  

Fontes de indexação

Directory of Open Access Journals - DOAJ

Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - Latindex

Bibliografía Latinoamericana em Revistas de Investigación Científica y Social - Biblat

Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS

Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades - CLASE

Base de dados de Psicologia - PSICODOC

Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - Diadorim

Periódicos Eletrônicos em Psicologia - PePSIC

Biblioteca Virtual em Saúde, Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde - BVS

Index Psi Periódicos - IndexPsi

Portal de Periódicos CAPES - CAPES